Na próxima terça-feira (19), a cidade de Formiga terá a honra de receber um dos maiores nomes da literatura de língua portuguesa. Silviano Santiago, escritor, poeta, ensaísta e romancista, tomará posse na Academia Formiguense de Letras, em uma cerimônia que acontecerá na Câmara Municipal a partir das 17 horas. O autor, que nasceu em Formiga no dia 29 de setembro de 1936, é atualmente considerado o mais importante e premiado escritor vivo de todos os países de língua portuguesa.

A trajetória de um mestre da literatura

Silviano Santiago, atualmente residente no Rio de Janeiro, nasceu em Formiga e se mudou para Belo Horizonte aos 10 anos, onde iniciou sua trajetória na literatura. Em 1954, começou a escrever para uma revista especializada em cinema e, cinco anos depois, ingressou no curso de Letras Neolatinas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua formação em literatura francesa o levou a um doutorado na prestigiada Universidade de Paris, Sorbonne, além de passagens por universidades renomadas, como Rutgers, Toronto, Nova York, Buffalo e Indiana.

Durante sua carreira, Silviano também atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e na Universidade Federal Fluminense. Paralelamente, se dedicou à escrita, sendo autor de mais de 35 livros, que abrangem romances, ensaios, contos e outros gêneros literários.

Silviano Santiago foi vencedor do “Prêmio Faz Diferença do Globo em 2018”, é um caso raro no Brasil: um crítico-ficcionista, cujos impulsos criativos estão profundamente entrelaçados com suas epifanias teóricas. Esse perfil é comum na literatura de outros países e integra toda a tradição pós-moderna à qual o escritor pertence, mas no contexto brasileiro, ainda pode gerar alguns desentendimentos e distorções. Silviano, por exemplo, não aprecia ser chamado simplesmente de “crítico”, um termo que, em sua visão, acaba por excluir o caráter ficcional e literário de sua obra.

Essa característica única de sua produção literária reforça a complexidade de sua obra e sua importância no cenário literário nacional e internacional.

Reconhecimento e premiações

A obra de Silviano Santiago foi amplamente reconhecida por sua profundidade e contribuição à literatura mundial. Em 2013, o autor recebeu o prestigiado Prêmio Machado de Assis, conferido pela Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. Outros prêmios relevantes incluem o Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa, em 2015, o Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, concedido pela Casa de Las Américas em 2020, e o Prêmio Camões, em 2022, considerado o maior prêmio da literatura em língua portuguesa.

A cerimônia de posse de Silviano Santiago na Academia Formiguense de Letras representa não apenas um momento de celebração para Formiga, mas também um reconhecimento à carreira brilhante de um escritor que, com sua vasta obra, tem sido um dos pilares da literatura contemporânea. Sua chegada à cidade natal, após tantos prêmios e realizações, reforça a importância de sua trajetória e é motivo de orgulho para todos os formiguenses.

 

COMPARTILHAR: