Nesta quarta-feira (20), o auditório da OAB/RJ recebe o 1º Fórum Transacional de Zoonoses – Direito ao Tratamento, com foco na leishmaniose, doença zoonótica que afeta humanos e animais. O evento, parte da campanha Agosto Verde, é promovido pela OAB/RJ em parceria com a ABRAESCA e apoio do CRMV-RJ.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 386 casos em cães em 2024 e 80 até março de 2025, com maior incidência na zona norte da capital. A ABRAESCA aponta 52 casos humanos entre 2012 e 2025, sendo 21 autóctones.

A presidente da ABRAESCA, Tifanny Pires, alerta para a subnotificação causada pelo medo da eutanásia. Ela destaca que a doença também afeta animais silvestres e que há desconhecimento sobre formas de prevenção e tratamento, como o uso de coleiras repelentes. Em Florianópolis, o tratamento é gratuito.

O fórum reúne representantes da Anvisa, Ivisa-RJ, Ministério Público, secretarias de saúde, veterinários e pesquisadores para discutir estratégias de prevenção, diagnóstico e protocolos terapêuticos. A transmissão urbana, a presença do vetor Lutzomyia longipalpis e os impactos das mudanças climáticas são apontados como fatores de risco.

A ABRAESCA defende políticas públicas baseadas na saúde única, que integra o cuidado com humanos, animais e meio ambiente. Mais informações estão disponíveis em simposio.abraesca.com.br.

Com informações da Agência Brasil

 

COMPARTILHAR: