Nacional

Estudante de 14 anos mata três colegas de sala em escola

Um estudante de 14 anos, matou três colegas de sala com um revólver, em uma escola no povoado de Serra dos Correias, na cidade de Heliópolis, que fica a 332 km de Salvador, na Bahia. As vítimas tinham 15 anos, sendo duas meninas e um menino. O caso aconteceu nessa sexta-feira (18).

De acordo com Polícia Civil, alunos do colégio assistiam a uma aula, quando S.S.A levantou da cadeira e atirou contra os colegas.

As Polícias Militar, Civil e técnica compareceram ao local para a coleta de indícios, perícia e remoção das vítimas. Um revólver foi apreendido. Por meio de nota, a polícia informou que investiga a origem da arma utilizada no ataque. A arma foi recolhida pelo Departamento de Polícia Técnica, durante procedimentos no local do crime. O revólver, munições, entre outros itens localizados passarão por perícia, segundo a Folha de São Paulo.

Um relatório do Grupo de Trabalho de Especialistas em Violências nas Escolas, do Ministério da Educação, apontou que o Brasil teve, entre 2002 e o momento de sua conclusão (outubro de 2023), 36 ataques a escolas, que resultaram em 164 vítimas, sendo 49 mortes e 115 pessoas feridas.

 

Governador lamentou as mortes

Em uma rede social, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lamentou a morte dos jovens e disse que determinou à Secretaria de Segurança Pública a imediata apuração do episódio.

“Já estamos prestando o apoio necessário ao município e ao prefeito Mendonça através da estrutura do Governo do Estado”, informou o governador, que decretou luto de três dias. Ainda segundo o Governo da Bahia, a Secretaria de Educação do Estado enviou três psicólogos do Programa de Valorização à Saúde do Professor, para dar assistência à comunidade escolar em Heliópolis.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou em nota que ligou para o prefeito e ofereceu o envio da equipe de especialistas em Psicologia das Emergências e Desastres, que compõem o núcleo de resposta e reconstrução de comunidades escolares após ataques de violência extrema. “Meus sentimentos aos familiares, amigos e comunidade escolar nesse momento de tamanha dor”, declarou.

Em nota, o Ministério Público do estado afirma que “está empenhado na apuração rigorosa das circunstâncias que envolvem este episódio trágico, em parceria com as forças policiais, buscando a coleta de provas e indícios para a completa elucidação dos fatos”.

 

Fonte: Itatiaia