O Governo de Minas Gerais confirmou, na quarta-feira (19), a data de pagamento do 13º salário para todos os servidores estaduais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas. O benefício será depositado em parcela única no dia 12 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema em sua conta oficial no X (antigo Twitter). Na publicação, ele destacou o compromisso da gestão com o funcionalismo público: “Atenção servidores de Minas: o 13º salário será pago em parcela única no dia 12/12. Em 7 anos de gestão, esta é a 8ª vez que honramos esse compromisso.”

De acordo com dados de outubro de 2025, a folha de pagamento referente ao 13º salário, sem considerar encargos patronais, ultrapassa R$ 4,2 bilhões. Ao todo, mais de 640 mil servidores — ativos e inativos — e 53 mil pensionistas serão contemplados.

Além do pagamento estadual, um estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em informações do governo federal, aponta que o 13º salário deve injetar cerca de R$ 34 bilhões na economia mineira até o final de 2025.

Pela legislação trabalhista, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores da iniciativa privada até 28 de novembro. O valor pode ser quitado em duas parcelas ou integralmente, desde que o depósito total ocorra até o final do mês.

O pagamento integral pelo governo estadual reforça a expectativa de impacto positivo na economia e garante previsibilidade para os servidores mineiros.

Com informações do Itatiaia

 

COMPARTILHAR: