Realizada entre os dias 24 de janeiro e 1° de fevereiro, a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, tem como eixo temático a questão dos processos audiovisuais de criação. Serão exibidos 29 longas-metragens, distribuídos em sete mostras conceituais em três espaços de exibição na cidade história mineira, com entrada gratuita. A sessão de abertura será com o inédito ?Quando Eu Era Vivo?, de Marco Dutra. No encerramento, haverá a exibição de dois filmes convidados pela curadoria: o curta-metragem ?Linguagem?, de Luiz Rosemberg Filho, e o média convidado ?Já Visto, Jamais Visto?, de Andrea Tonacci.
Mostra Autorias
Traz diretores, fotógrafos ou produtores com modo próprio de olhar e alta mediação estilística, exibe nesta edição duas pré-estreias em Minas Gerais. ?Exilados do Vulcão?, primeiro longa-metragem de ficção de Paula Gaitán e ?Passarinho Lá de Nova Iorque?, em pré-estreia nacional, volta a exibir nas telas de Tiradentes a inquietação e as questões contemporâneas características do cinema do carioca Murilo Salles. Além destes dois, a mostra exibe ?O Homem das Multidões?, parceria do mineiro Cao Guimarães com o pernambucano Marcelo Gomes.
Mostra Transições
Dedicada a diretores em início de carreira com olhar original ou uma procura cinematográfica específica, exibe a produção paranaense ?A Gente?, completando a ?trilogia prisional? proposta pelo diretor Aly Muritiba, que fez antes os curtas ?A Fábrica? e ?Pátio?. Veteranos da Mostra de Tiradentes, onde exibiram praticamente todos os seus demais filmes e já ganharam prêmios na Mostra Aurora, Bruno Safadi e Ricardo Pretti chegam com novos trabalhos, respectivamente ?O Uivo da Gaita? e ?O Rio nos Pertence?. Duas estreias em longas de ficção ainda marcam esta mostra: ?Amor, Plástico e Barulho?, filme pernambucano de Renata Pinheiro, e ?Riocorrente?, do paulistano Paulo Sacramento. Completam a mostra o inédito ?Rio Cigano?, de Julia Zakia.
Mostra Sui Generis
Criada na Mostra de Tiradentes em 2013, contempla propostas de estilo próprio, fugindo do senso comum e quebrando expectativas. Serão dois títulos a serem apresentados: ?Amador?, de Cristiano Burlan e ?Paixão e Virtude?, do veterano Ricardo Miranda. Completa a grade o média convidado ?Verona?, de Marcelo Caetano.
Mostra Praça
Neste ano inclui produções aguardadas pelo público, como o documentário ?Cidade de Deus ? 10 Anos Depois?, de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que investiga o destino dos atores do aclamado filme de Fernando Meirelles uma década após seu lançamento, ?Olho Nu?, de Joel Pizzini, ?De Menor?, de Caru Alves de Souza, ?Os Amigos?, de Lina Chamie. Completa a mostra o inédito ?Turn-Off?, de Carlos Segundo.
Mostra Aurora
Tem sete longas-metragens inéditos que disputam o Júri da Crítica, o Júri Jovem e o Prêmio Itamaraty. A Mostra Homenagem tem dois longas inéditos, em homenagem ao ator Marat Descartes: ?Quando Eu Era Vivo?, de Marco Dutra, na abertura, e ?Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa?, de Gustavo Galvão. Por fim, mantendo a tradição de exibir filmes para o público infantil, a Mostrinha deste ano conta com três produções de destaque.

COMPATILHAR: