A Prefeitura de Japaraíba confirmou nessa quarta-feira (8) um caso de morte de macaco por febre amarela na cidade. De acordo com a secretária de Saúde, Jordania Pereira, não há indícios de contaminação em humanos. A campanha de vacinação foi reforçada. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a confirmação da contaminação em primata é a primeira na região Centro-Oeste de Minas.

O corpo do macaco foi encontrado perto do local conhecido como Curva do Veloso. Um exame feito a pedido do MS pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, confirmou a contaminação. “Vamos intensificar a vacinação em todo o território do município a partir de hoje, sendo priorizada a zona rural. Os profissionais de saúde irão vacinar as populações de todas as comunidades rurais, de casa em casa”, informou a secretária.

A decisão foi baseada em um tipo de ciclo que ainda é o silvestre – de macacos mortos em regiões rurais ou de mata. “Porém, todos os cidadãos podem procurar o serviço de saúde para verificar a situação vacinal e tomar a vacina, caso seja necessário”, acrescentou.

As unidades de saúde disponíveis são as de Japaraíba e Capoeirão. Os horários de atendimento foram ampliados até às 18h. “Recebemos um reforço de mais de duas mil doses da vacina”, finalizou.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: