Cerca de 40  agentes de segurança do sistema prisional da região do Centro-Oeste de Minas, concluíram nesta quarta-feira (8), um treinamento sobre registro de algumas ocorrências dentro dos presídios,  para preenchimento do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) – antigo boletim de ocorrência.

Eles poderão realizar este trabalho a partir de agora. Antes, os registros eram feitos pelas Polícias Militar e Civil. A mudança tem por objetivo melhorar e agilizar o processo.

Os agentes agora poderão preencher registros de ameaça, lesão corporal, dano, porte ilegal de arma branca, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uso e consumo de drogas, ingresso ilegal de rádio ou aparelho telefônico, tráfico de drogas e desacato.  Em contrapartida, as ocorrências mais graves, como homicídios e fugas ainda serão registradas pelas polícias.

Participaram da capacitação que teve início na segunda-feira (6),  agentes dos presídios de Formiga, Arcos, Pompéu, Luz, Nova Serrana, Bambuí, Pitangui, Bom Despacho, Itaúna, Lagoa da Prata e Abaeté.  O treinamento na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi  ministrado por agentes que participaram do curso no final de janeiro em Ribeirão das Neves.

De acordo com a Secretaria de Administração Prisional, Minas Gerais tem 156 unidades prisionais e são registradas em média, 40 mil ocorrências policiais.

 

Agentes passaram por treinamento nessa quarta-feira (foto: divulgação)

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: