A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (24) o primeiro caso confirmado em Formiga da dengue do tipo clássico, uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Segundo a Secretaria de Comunicação, um paciente que reside no bairro Bela Vista foi notificado, em fevereiro, sobre a suspeita de dengue, tendo a confirmação da doença por meio do exame sorológico.
De acordo com informações do Setor de Epidemiologia, de 13 a 19 de março, foram notificados seis casos suspeitos de dengue nos bairros: Laginha, Santo Antônio, Santa Luzia e José Honorato de Castro. Neste mesmo período, os agentes de controle de endemias visitaram aproximadamente 4.900 residências, e aproximadamente 1.200 recipientes receberam tratamento.
A equipe da Secretaria de Saúde está em alerta sobre a situação epidemiológica da dengue na cidade, realizando trabalhos preventivos e educativos no município por meio de apresentações teatrais e palestras, segundo informou o órgão.
É preciso atenção redobrada durante os períodos de chuva, mantendo a limpeza de lajes e calhas que acumulam água e favorecem a deposição de ovos do mosquito da dengue.

Casos suspeitos
A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda que os pacientes com suspeita de dengue colham a sorologia a partir do sétimo dia de sintomas, para que as ações de enfrentamento à doença sejam direcionadas de acordo com a circulação do vírus em nosso meio.
?A importância do exame sorológico para diagnóstico da dengue está no fato de que, através dele, é possível identificar o número de indivíduos acometidos pela doença, determinar estatisticamente o tipo de vírus circulante e controlar a disseminação em áreas próximas dos casos confirmados? , informou o coordenador do Setor de Controle de Endemias, Anderson Avelar.

Sintomas da dengue clássica
A doença geralmente começa de uma hora para a outra e dura entre 5 e 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Só depois de consultar um médico, alguns cuidados devem ser tomados, como: manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

?O Aedes aegypti? pelo Brasil
Nos dois primeiros meses do ano, foram confirmadas 51 mortes em decorrência de casos de dengue, que é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 79 casos foram descartados e 112 ainda estão em investigação.
As mortes confirmadas ocorreram no Acre, no Amazonas, no Pará, no Maranhão, no Ceará, em Pernambuco, em Alagoas, na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná, em Mato Grosso e em Goiás.
O levantamento indica que o número de casos de dengue até o dia 26 de fevereiro deste ano caiu 37% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 155.613 notificações (casos suspeitos) em todo o país. A situação, entretanto, ainda é de atenção nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

Comentários
COMPATILHAR: