A Polícia Civil identificou os responsáveis por vandalizar duas escolas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 29 de novembro. Os suspeitos são quatro adolescentes, dois de 14 anos, um de 15 e outro de 17. Eles são estudantes das instituições e, segundo a corporação, disseram que fizeram os ataques para “chamar a atenção“.

As investigações indicaram que os jovens utilizaram as redes sociais para planejar o ataque. No dia 29, três membros do grupo se encontraram na porta da Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira.

Lá, pularam o muro e realizaram diversos atos de vandalismo no interior da unidade, inclusive pichações com símbolos nazistas. Depois, foram até a Escola Municipal Professora Maria Martins, no bairro Tropical. Do lado de fora, arremessaram diversas pedras e quebraram janelas.

De acordo com o delegado Leandro de Oliveira Silva, responsável pelas investigações, os adolescentes assumiram os delitos durante as oitivas e disseram se sentir perseguidos dentro das escolas. Por isso, queriam chamar a atenção dos alunos e professores.

Eles assumiram a prática dos fatos, mas todos afirmaram que não planejaram nenhum ataque violento a professores e alunos”, disse.

O inquérito foi finalizado e encaminhado à Justiça. Os quatro adolescentes foram responsabilizados por dano ao patrimônio público e enquadrados no crime previsto na Lei Antirracismo de propagação de símbolos que referenciam o nazismo.

 

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: