Na reta final, a Receita Federal recebeu, até as 17h desta quarta-feira (27), 17.531.250 declarações do Imposto de Renda 2011. O prazo termina nesta sexta-feira (29). 6,5 milhões de contribuintes ainda não declararam.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta aos contribuintes que não deixem para a última hora, pois poderão encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao site da Receita Federal.
A assistente social Maria José Braga só conseguiu reunir na manhã de ontem todos seus documentos para fazer a sua declaração do Imposto de Renda. Estava dependendo da imobiliária liberar os papéis de um imóvel que consegui vender neste ano. Essa foi a única pendência que me fez declarar bem em cima da hora e espero que esteja tudo certo, explica.
Ela lembra que, no ano passado, fez questão de prestar contas logo no princípio para evitar qualquer tipo de problema com o Fisco ou algum congestionamento no site da Receita. É bem mais fácil e tranquilo. Se houvesse alguma restrição, ainda dava tempo de resolver a papelada, afirma.
Neste ano, a expectativa é que cerca de 24 milhões de contribuintes entreguem a declaração. O envio pela internet poderá ser feito até as 23h59min59s de amanhã. Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Comentários
COMPATILHAR: