O livro “A Grande Solidão”, romance da escritora americana Kristin Hannah, é a dica de leitura da semana.

O ‘’Projeto no Meio do Caminho tem um Livro’’ é idealizado pelas bibliotecas públicas de Formiga.

A história começa em 1974, quando a guerra do Vietnã ainda não havia terminado, mas o soldado Ernt Allbright volta para casa, com profundas marcas e transformado.

Depois disso ele não consegue se estabelecer em nenhum lugar, sendo demitido de um emprego atrás do outro. Sua esposa Cora e a filha Lenora de apenas 13 anos, permanecem ao lado dele na esperança de que um dia ele se cure dos traumas da guerra.

Então Ernt decide se mudar para um local isolado no Alasca com a família. Num primeiro, momento, o Alasca parece ser a resposta para tudo. Durante o verão a família trabalha na reforma da cabana, e preparam mantimentos para o duro inverno.

Lenora consegue vaga na única escola da localidade, ela se torna amiga de Mathew Walker-  os avós dele foram os pioneiros nessa região. Lenora e Mathew, compartilham uma paixão: os livros.

Porém, com a chegada do inverno, a natureza mostra o seu pior. Ernt precisa enfrentar a escuridão de sua alma, ainda mais sombria que o inverno rigoroso. Ele volta a ter pesadelos e ficar mais violento.Cora aprendeu a se diminuir e ficar calada nos momentos de fúria do marido. Lenora tenta abrir os olhos da mãe, pois percebe que a mãe é prisioneira numa relação que já não é de amor e assim ambas estão presas em um círculo familiar tóxico e abusivo.

Lenora, apesar de nova, é madura e a voz da razão da família. Uma menina tímida, mas muito observadora e determinada, com vontade de expandir seus horizontes.

Porém ela vê a oportunidade de uma vida cheia de possibilidades se esvair à medida que o pai vai enlouquecendo e se distanciando cada vez mais do homem que fora um dia.

A Grande Solidão é um livro que traz reflexões importantes. Às vezes damos várias desculpas para tentar justificar, comportamentos inadequados daqueles que amamos, por acreditar que estamos fazendo o melhor para eles.

O livro é a nova aquisição da biblioteca Donateli Gandra Fonseca. O endereço da Biblioteca é rua Lassance Cunha, 671. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h30 às 17h30.

Fonte: Bibliotecas Públicas

Foto: divulgação bibliotecas

COMPATILHAR: