As licenciaturas constituem os alicerces para a formação de professores, assegurando, assim, a qualidade da educação brasileira. As discussões a respeito da preparação e formação dos professores apresentam reflexões e propostas importantes que precisam ser abordadas em eventos institucionais. Com o objetivo de motivar a formação de professores para atuarem na educação básica, será ministrada no Unifor a palestra com o tema: ?A importância da licenciatura na atualidade?.
O evento será realizado nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, no Salão Eunézimo Lima, e tem como público-alvo docentes dos cursos de licenciatura do Centro Universitário de Formiga. O palestrante será o professor Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O palestrante tem um extenso currículo: é licenciado em química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre e doutor em química ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), também é professor do Instituto de Química da UFG, coordenador do Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ ? UFG, além de pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, autor de vários e do livro ?Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que já se encontra na 2ª edição.
Segundo a coordenadora dos cursos de Ciências Bilógicas e Química, professora Lilia Rosário Ribeiro, organizadora do evento, tendo em vista a baixa procura pelos cursos de licenciatura, bem como a necessidade da formação de professores para atuarem no Ensino Fundamental e Médio, as insituições de ensino superior devem desenvolver ações que estimulem a prática discente.

COMPATILHAR: