O homenageado do Google nesta segunda (5) é o maior compositor e mastro brasileiro, Heitor Villa-Lobos, por causa de seu 125º aniversário de nascimento. Conhecido por romper com a música acadêmica no país, ele assinou mais de mil obras.
Nascido em 1887, Villa Lobos foi incentivado pelo pai, um músico amador, a entrar nesse universo. O maestro tentou apagar as fronteiras que separavam o estilo clássico do popular. Buscou nas tradições indígenas e folclóricas material para incrementar suas composições. Em viagens às regiões Norte e Nordeste do país, Villa-Lobos se impressionou com os instrumentos musicais e as cantigas de roda. De suas viagens, entre 1905 e 1912, surgiu o Guia Prático de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas.
A partir da década de 1930, dedicou grandes esforços ao ensino de música em sala de aula. Chegou a assumir a direção da Superintendência de Educação Musical e Artística em 1933, mesmo ano em que foi organizada a Orquestra Villa-Lobos. Fora do país, fez várias apresentações de seu trabalho e chegou a levar seu plano educacional para vários países.
Entre suas obras mais famosas, estão as ?Bachianas Brasileiras?, ?Trenzinho Caipira?, ?Cair da Tarde? e ?Remeiro de São Francisco?. Villa Lobos morreu em novembro de 1959.
Doodles
O Google costuma homenagear datas e nomes importantes para a humanidade com customizações da página inicial do site de buscas.
O primeiro Doodle apareceu em 1998, quando os fundadores da empresa criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que não estavam no escritório e participavam de um festival.
A ideia teve sucesso e já foram produzidos mais de 300 doodles para os Estados Unidos e 700 para o resto do mundo. O google mantém um acervo com seus doodles na internet.

COMPATILHAR: