Nesta semana a Biblioteca Pública Dr. Sócrates Bezerra de Menezes traz como indicação de leitura o romance “A Saga de Benjamin do médico formiguense Raimundo de Paula Andrade.

De acordo com o autor, o livro é um projeto antigo que vivia na gaveta e que ao longo dos anos, com as experiências vividas, foi tomando forma.

A obra faz parte do projeto “No meio do caminho tem um livro”, uma parceria entre o jornal e as bibliotecas públicas do município.

 

Resenha 

livro raimundo

A saga de Benjamim conta a história de um menino filho de Dona Maria  e do senhor Geraldo, um casal vindo da pequena Salto Grande. Gente respeitada por todos, trabalhadores e conhecidos por sua honestidade.

 Pai de oito filhos, sendo sete homens e uma mulher, o tropeiro não tinha muitos recursos, os filhos eram seus ajudantes. Naquela família logo que se aprendia a andar, já era o suficiente para seguir atrás do burro.

 Benjamin aprendeu a ler corretamente e isso foi o suficiente para que seu pai o colocasse para ler estórias populares e romances, à noite. Naquela época, era natural concluir quarta série primária e ter que tomar decisões.

Benjamin queria ser médico, um doutor.

O prefeito ficou sensibilizado e concedeu uma bolsa de estudos no Ginásio Municipal de Santa Maria, para Benjamin. Uma Farmácia nova foi inaugurada, Benjamin conseguiu um emprego.

Benjamin fez prova de vestibular, no dia do resultado foi grande a alegria ao ver seu nome na lista dos aprovados. Com muita luta ele consegui se formar, afinal seu sonho tornou-se realidade, um médico, um doutor… esta é a Saga de Benjamin. 

A força de vontade de um jovem e o incentivo de uma mãe semianalfabeta transformaram um tropeiro (tocador de burros) em um médico dedicado e vencedor.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: