O livro “São Jorge de Ilhéus” de Jorge Amado relata a estória da saga dos produtores de cacau da região de Ilhéus, na Bahia, em um momento de euforia, com alta dos preços do cacau e valorização das terras produtoras. Segundo a narrativa, os produtores da época tinham acesso ao crédito facilitado, com taxas de juros baixas e resolveram lançar mão do benefício e expandir os negócios. No final, o preço do cacau despencou, as receitas da produção diminuíram, os produtores ficaram endividados e acabaram perdendo suas terras para os bancos. Esta estória é uma mostra dos cuidados que o consumidor deve ter ao utilizar as facilidades do crédito.

Dando continuidade ao artigo anterior, intitulado “As arapucas do crédito”, apresento dicas de como o consumidor deve utilizar, de forma consciente, o cartão de crédito, com isso, ele será um aliado na equalização do orçamento.

O consumidor não pode ter muitos cartões de crédito e sim um ou, no máximo, dois cartões.

O cartão de crédito é um instrumento de pagamento e não pode ser utilizado como um meio de obtenção de renda adicional, pois os gastos utilizando o cartão de crédito hoje acarretam obrigatoriamente o comprometimento de renda futura para o pagamento das faturas.

Nas compras, tendo o consumidor dinheiro em espécie, deve pedir descontos para compras à vista e com pagamento em dinheiro, pois o comerciante tem interesse em receber o valor sem a utilização de cartão de crédito ou mesmo de débito, para não ter de arcar com as taxas financeiras cobradas a cada compra pelas administradoras de cartões.

Quando utilizar o cartão de crédito, exija o comprovante, para poder fazer a anotação do valor da compra. Efetue o registro de todas as compras e tenha controle rígido sobre o total de cada fatura mensal para não ultrapassar 15% do seu rendimento. As despesas devem ser anotadas, preferencialmente em uma planilha, de forma detalhada, contendo o dia, a descrição do gasto, o valor da compra e o total atualizado da próxima fatura a pagar.

Após o valor da próxima fatura atingir 15% do seu rendimento, não deve ser mais utilizado o cartão de crédito, passando a ser feitas as compras somente a vista ou mesmo adiando gastos.

No pagamento da fatura deve-se pagar a fatura total, evitando optar pelo pagamento mínimo e ter que arcar com altas taxas de juros.

Utilize o cartão de crédito como um aliado para ter um orçamento equilibrado, poder adquirir as mercadorias que necessita e utilizar as facilidades das compras parceladas.

Adote essas dicas básicas, porque a utilização do cartão de crédito de forma errada causa muitos transtornos e, neste caso, aprender com os erros custa muito caro e causa muitos desgastes.

COMPATILHAR: