Na quinta-feira passada (3), a Vigilância Sanitária interditou os aparelhos de mamografia e ultrassonografia do Centro Especializado em Radiografias Odontológicas (CEO), localizado na rua Quintino Bocaiúva, 376, Centro.

Os aparelhos estão quebrados há meses, esperando pelo conserto que nunca acontece, trazendo prejuízos à saúde da população, principalmente de mulheres.

No caso da mamografia, as pacientes precisam pagar pelo exame em clínicas particulares, ou aguardam horários e veículos disponíveis para que o exame seja feito gratuitamente na cidade de Santo Antônio do Monte. Já as gestantes ou demais pacientes que necessitem de ultrassonografias, não possuem outra opção a não ser desembolsarem cerca de R$200 se quiserem dispor do exame, indispensável durante o pré-natal, segundo recomendação do próprio Ministério da Saúde.

A Secretaria de Comunicação confirmou a interdição: “O fato em questão ocorreu na semana passada. É necessário renovar o contrato com a empresa responsável pela manutenção dos aparelhos. Essa providência já está sendo tomada, porém envolve ainda a quitação de pendências financeiras, o que vem sendo dificultado devido à crise financeira que assola todo o país. Na sexta-feira, dia 4, foi firmado um acordo de emergência com a Santa Casa de Caridade para garantir a realização desses exames específicos para a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). Ou seja, em casos de urgência e emergência, a população continua sendo atendida normalmente”.

Diante do remanejamento de verbas da saúde para outras secretarias, como já foi denunciado pelo Conselho Municipal, soa estranho culpar a crise pela dificuldade em consertar os aparelhos que estão quebrados há meses.

Reclamações são recorrentes junto à Secretaria de Saúde, enquanto o tratamento e acompanhamento de centenas de mulheres vêm sendo comprometidos, principalmente das gestantes, que tendo ou não condições, precisam arcar com os altos custos dos exames.

 

COMPATILHAR: