Na tarde do último dia 17, alunos do 8o período do curso de fisioterapia do Unifor-MG promoveram uma palestra sobre ?Fisioterapia na Reeducação Postural Escolar? aos alunos e professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho.
Durante a apresentação, os acadêmicos fizeram a conscientização dos participantes quanto às consequências da má postura para a saúde, as formas de prevenção das principais alterações posturais nas crianças e informações pertinentes aos funcionários da escola para reeducarem a postura dos alunos. Dessa forma, estimularam a saúde biopsicosocial e a qualidade de vida dos participantes.
O evento foi supervisionado pelo professor André Carvalho Costa, responsável pelo estágio supervisionado em reeducação postural. Segundo o professor, mais de 80 pessoas assistiram à palestra, que alertou os alunos para a importância de hábitos saudáveis de vida, como postura e alimentação, além de incentivar o estudo e a diversão de maneira positiva para as crianças. ?As alterações posturais podem desencadear sinais e sintomas como dor, desequilíbrio, desatenção, desconcentração, disfunções no movimento, desconforto, incapacidade, dentre outros. A maioria dessas alterações ocorre nas crianças e adolescentes que estão em plena fase de desenvolvimento, que são sedentárias e permanecem por muito tempo exercendo apenas um tipo de postura, principalmente na posição sentada (estática), seja em frente do computador, dentro da sala de aula ou até mesmo fora dela. Portanto, medidas educativas sobre a incorporação de hábitos posturais saudáveis, dentro da rotina das escolas, são extremamente importantes para promoção e prevenção da saúde das crianças, representando uma das práticas mais efetivas relacionadas à questão postural? , detalha.
Sobre o alcance da apresentação para os acadêmicos, o professor explica que ?a atividade de extensão realizada proporciona aos alunos a possibilidade de aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos, estimulando a criatividade, iniciativa e motivação. Além disso, possibilita que os participantes recebam informações e orientações essenciais para melhoria dos seus hábitos de vida diários e, consequentemente, proporciona uma melhor percepção da qualidade de vida, favorecendo, assim, uma boa saúde? .
Participaram do evento os alunos: Fábio Vieira de Castro, Lorena Catharine Silva Cravo, Narieny Cristina da Silva Estevam, Graciely Vieira Piassi e Lara Carolina da Costa e Paula.

COMPATILHAR: