O aeroporto de Formiga foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no dia 12 de abril, as 19h29 e poderá ser reaberto no dia 5 de julho, as 23h59, se cumpridas as adequações necessárias.
Para falar sobre o assunto e pedir apoio ao Legislativo, na reunião de segunda-feira (15), o presidente da Associação dos Proprietários de Hangares do Aeroporto de Formiga (APHA), Juliano Maia, esteve no plenário, na companhia de Nazareno de Freitas (vice-presidente) e fez uso da ?Tribuna do Povo?.
O presidente da associação explicou que frequenta e luta pelo aeroporto de Formiga desde o ano de 2000. ?Em 2009, já exausto de tentar algo sozinho, reunimos um grupo de pilotos e fundamos a APHA. Por causa da negligência do poder público, assumimos por nossa conta e risco a administração daquele espaço público, gastos com manutenção do nosso bolso. Já viemos aqui, fomos na Prefeitura e tentamos por recursos, mas infelizmente não conseguimos. Hoje [segunda-feira] demos o nosso primeiro passo, só que para trás. Perdemos a legalidade da pista de Formiga?, explicou.
Se em um ano, a pista não for reo-homologada, o município poderá perder a concessão do aeroporto. ?Bom Despacho fez uma pista, gastou R$90 mil e ainda não conseguiram a concessão. Lá é asfaltado, bem mais arrumado que o nosso aeroporto?.
Juliano Maia disse que sozinhos não conseguirão fazer melhorias no local. ?Nós recebemos o pessoal da Anac, que veio fazer a fiscalização do aeroporto, pois ninguém do poder público,sequer, teve a coragem de ir lá para recebê-los e eu fui lá?.
?O que venho manifestar é isso, diziam no passado que Formiga teria um aeroporto regional, mas isso é sonho. Piumhi já tem, Bom Despacho tem, Divinópolis, Boa Esperança também e em Arcos, o prefeito já se dispôs, mas em Formiga até o momento nada. Eu já emprestei o meu carro para um empresário vir de lá até Formiga, pois o serviço de taxi não queria ir lá por falta de segurança. Eu tenho vergonha de receber os meus colegas aqui?, concluiu.
Atualmente o aeroporto conta com 15 aeronaves e 10 hangares.

COMPATILHAR: