Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, os agentes comunitários de saúde de Formiga recebem o treinamento sobre a realização da pesquisa sobre a cobertura vacinal no município. As atividades estão sob responsabilidade da Uepcampo ? Unidade de Epidemiologia de Campo da Superintendência de Epidemiologia, que enviou quatro técnicos para coordenarem a capacitação.
De acordo com do técnico da Uepcampo, Dionísio Pacceli Costa, o treinamento é dividido em três etapas. ?Primeiramente, os agentes são instruídos sobre o esquema básico de vacinação no primeiro ano de vida da criança. Em seguida, é apresentada a metodologia da pesquisa e conferida a instrução sobre a abordagem às famílias. Por fim, os agentes são levados em campo para serem avaliados?.
Para delimitar a pesquisa, o município foi dividido em regiões. ?As localidades para visitação, previamente selecionadas, formam os setores censitários, num total de 52 conglomerados, destes, 30 serão percorridos pelos pesquisadores. Os locais das visitas, na zona urbana e rural, são definidos por amostragem, como são realizadas as pesquisas do IBGE?, explica o técnico da Uepcampo.
A agente comunitária municipal de saúde, Edvânia do Nascimento, participa do treinamento. Para ela, o aprendizado no mini-curso vai além da capacitação profissional. ?Estou adorando as atividades. Aqui é passado todo o histórico de vacinação da criança, não só as vacinas disponíveis pelo SUS, mas as particulares também. Para eu, que sou mãe de dois filhos, é muito bom ter essas informações?, disse.
Dos 40 agentes que participam do treinamento, 30 executarão as pesquisas. Os outros dez formarão a equipe de apoio, que vão auxiliar os trabalhos das coletas de informações.
A pedido da Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência Regional e a Secretária Estadual de Saúde, Formiga realizará um levantamento de dados sobre a situação vacinal de crianças nascidas no ano de 2006, em virtude dos dados do IBGE que apontam que a cobertura vacinal não atingiu o índice recomendado pela OMS ? Organização Mundial de Saúde, estabelecido em 95%, sendo que o Instituto indicou o percentual de 88,5 na cidade.
O secretário municipal de saúde, Rui Sobreira da Silva, ressalta a importância da coleta de informações. ?A pesquisa nos permitirá saber a real situação vacinal em Formiga. Esta é uma das estratégias para que consigamos ter melhores índices de vacinação?.
Para Rui, o principal objetivo deste projeto piloto é a total imunização. ?Não queremos ser surpreendidos por situações em que alguma criança seja diagnosticada com um mau, que poderia ter sido evitado com vacinas, bem como afastar o perigo de epidemias em nosso meio?, disse.
A enfermeira coordenadora da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana da Silva Castro, disse que todo o setor está direcionado para execução do projeto. ?É muito importante que os dados coletados estejam corretos, para que não haja um diagnóstico falso. Por isso contamos com o comprometimento de todos para a boa realização dos trabalhos?.
O secretário Rui Sobreira da Silva reitera o pedido de colaboração à população. ?Solicitamos para que os moradores recebam bem nossos entrevistadores e que forneçam todos os dados corretos, e que tenham em mãos o cartão de vacinação para que possam ser analisados. Pedimos a colaboração de todos

COMPATILHAR: