A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Formiga também tem promovido diversas ações para celebrar a data e mostrar a importância da acessibilidade para os portadores de deficiência intelectual, já que o tema deste ano é ?Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual?.
Entre as atividades da Apae de Formiga estão missas em Ação de Graças, panfletagem, feira artesanal, apresentações artísticas e recreação. Nesta segunda-feira (24), um grupo de estudantes da Apae esteve na Câmara Municipal e os alunos Alisson Rodrigo Araujo e Leonice Mizael de Oliveira fizeram uso da Tribuna para sensibilizar as pessoas quanto ao tema da Semana do Excepcional.
O que é a acessibilidade para o deficiente intelectual?
A acessibilidade para o deficiente não se limita a meios físicos, como rampas, elevadores, banheiros adaptados e barras de apoio, por exemplo. Conforme a cartilha da Apae de Formiga sobre a Semana do Excepcional, acessibilidade também significa fazer parte, conviver e ter acesso, no sentido estrito da palavra. Para uma pessoa com deficiência ter tudo isso é preciso de algo essencial: ?a mudança de atitude?. Não somente de familiares, amigos e da comunidade de modo geral, mas, principalmente, dos poderes públicos. O portador de deficiência intelectual também precisa de acessibilidade e isso depende de cada cidadão.
Confira a programação para os próximos dias
Dia 26/08/09 ? Quarta-feira
19h ? Feira artesanal no Unifor-MG
21h ? Apresentação do Grupo de Capoeira da Apae, na Praça de Alimentação do Unifor-MG
Dia 27/08/09 ? Quinta-feira
9h e 13h30 ? Momento Cultural ? Apresentações artísticas por amigos da Apae
21h ? Feira Artesanal no Unifor-MG.
Dia 28/08/09 ? Sexta-feira
9h ? Manhã recreativa
13h ? Tarde recreativa.

COMPATILHAR: