Na próxima segunda- feira (31) será feito o lançamento do livro ?Grutas e Cavernas? no Salão nobre da Credipains. A obra tem como objetivo retratar as características geológicas e a beleza natural que se concentra na região da cidade de Pains.
A iniciativa de lançar o livro teve a parceria do Grupo Amep ? Sociedade de Produtos do Oeste Ltda (Prodoeste) e Arlindo de Mello Agroindústria Ltda (Arapé), além do apoio da Prefeitura de Pains.
Segundo a assessora de comunicação do Grupo Amep, Raquel Lima, a ideia de se lançar o livro foi por meio de um contato entre o fotógrafo formiguense Cyro José Soares e o empresário do grupo Amep, Dinho Arlindo de Mello. ?O proprietário da Amep achou esta iniciativa interessante, pois muitos fornecedores de Pains e funcionários de alguma forma estão ligados à empresa. O próprio Cyro já tinha feito outro trabalho, retratando as belezas naturais da cidade de Veredas, em Minas Gerais. O livro já estava sendo planejado há seis meses. Trata-se de uma medida sustentável, que ajuda a divulgar o patrimônio natural da nossa região Centro- Oeste?.
O livro
Conforme informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, o livro com 97 páginas exibe profissionalismo e bom gosto, num conteúdo bem apurado. Fotografias de diversos pontos em perspectiva, referencial dentro dos maravilhosos salões dessas personagens milenares ? as cavernas ? ilustram em papel, o que a história petrificou com os imensos paredões.
Fauna e flora resgatadas, pinturas rupestres eternizadas no tempo e no espaço, simples estradas, caminhos antigos dos desbravadores dessa rica região, se aconchegam no livro. Uma viagem fascinante pelas páginas de um local guardado sobre as rochas esculpidas pelas mãos do Criador.
A obra tem a assinatura registrada em fotos do formiguense Cyro José Soares e texto do belo-horizontino Lincoln Avelino de Barros. ?… as grutas e cavernas do Carste do Alto São Francisco não são apenas grutas e cavernas, são também a imaginação da geografia, a poesia dos nomes dos lugares que se chamaram assim por mil razões e circunstâncias? , fragmento do Capítulo 03 ? A beleza resguardada (Do significado simbólico das cavernas).
O livro também exibe cavernas da cidade de Formiga.

COMPATILHAR: