Entre os dias 26 e 30 de setembro, foi realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Cemig. Dentre as atividades promovidas durante o evento, estão palestras feitas por acadêmicos de enfermagem e fisioterapia, realizadas a convite da instituição aos coordenadores dos cursos.
Nos dias 28 e 29, os alunos do 8º período de enfermagem, supervisionados pela enfermeira Jane Faria Silva, proferiram apresentações abordando os temas ?DST ? Doenças Sexualmente Transmissíveis?, ?hipertensão? e ?drogas?. Eles alertaram os presentes sobre a importância do cuidado diário com a saúde, do uso de preservativos nas relações sexuais e também de se manter longe das drogas, salientando a necessidade da família de manter diálogos constantes, a respeito de sexo e da dependência química, principalmente com adolescentes e jovens.
Após as apresentações, os acadêmicos aferiram a pressão arterial, fizeram testes de glicemia e medição da cintura dos interessados, gratuitamente. Os alunos são estagiários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Souza e Silva. São eles: João Paulo, João Wilson, Antônio Marcos, Michele Maíra, Keli Cristina e Jorge Luiz.
Na tarde do dia 29, os estudantes do 8o período de fisioterapia promoveram mais uma edição do Projeto ?Fisioinforma ? Informação, Atividade e Prevenção?, supervisionados pelo professor Wellerson Costa Faria. Na ocasião, eles abordaram temas relacionados à ergonomia, doenças ocupacionais e postura corporal, alertando os funcionários quanto à necessidade do cuidado constante com a saúde e a postura, principalmente no local de trabalho, onde as pessoas passam grande parte do dia. Eles também fizeram exercícios laborais junto aos presentes, demonstrando formas de cuidar e prevenir o surgimento de problemas relacionados às atividades laborais. Participaram da ação os alunos: Ana Cláudia, Carolina, Harlei, Tamyris, Thuanny e Viviane.
Ao final das palestras, os funcionários fizeram vários questionamentos aos alunos, que sanaram muitas dúvidas ligadas aos assuntos abordados.

COMPATILHAR: