Os alunos do curso de pedagogia participaram de uma palestra com o Reitor do Unifor-MG e presidente da Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense) ? mantenedora do Centro Universitário e do Colégio de Aplicação, Marco Antonio de Sousa Leão, no último dia 02, na Sala de Multimeios 1.
Durante a apresentação, de tema ?Os desafios da gestão escolar numa grande e complexa Instituição de Ensino?, o professor contemplou a importância de gerir corretamente uma unidade educacional, relatou sua experiência como dirigente da Fuom, cargo ocupado desde 2004, e alertou os alunos quanto à necessidade de aproveitar, ao máximo, os conhecimentos adquiridos durante a graduação, para que, após a formação, tenham um embasamento sólido e se tornem profissionais diferenciados no mercado de trabalho. O exercício da docência e a situação das licenciaturas foram assuntos amplamente analisados, bem como os critérios para escolha de gestores no âmbito do Unifor-MG.
O evento foi idealizado por um grupo de alunas do 3º período de pedagogia, sob a orientação da professora Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, com o apoio da coordenação do curso, representada pela professora Maria Francisca de Souza Lopes. A atividade teve como objetivo apresentar aos acadêmicos, por meio de um relato de experiência, uma das áreas de atuação do educador, que é a gestão escolar.
De acordo com a professora. Elizabeth, ?o evento foi um sucesso, pois, além de oportunizar aos acadêmicos e professores uma interlocução informal com o Reitor, o professor ainda ofereceu uma visão ampla sobre os mecanismos, princípios e normas que regem uma gestão escolar altamente complexa, como a do Unifor-MG, e ainda abordou a importância da atuação do gestor escolar nos sistemas de ensino de educação básica, nas redes pública e privada?, disse.

COMPATILHAR: