No dia 10 de setembro, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, coordenado pelo Prof. Marcos Antônio Silveira, da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão participaram de uma visita técnica à Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG. A atividade foi realizada no período da manhã e teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. As atividades foram guiadas pelo Prof. Lucas Silveira Lopes e acompanhadas pelo coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. Adriano Alves da Silva.
Logo no início da visita, os alunos participaram de uma atividade de análise de solo, onde puderam realizar a coleta de amostras, aprender sobre o preparo adequado do material e discutir a importância da fertilidade do solo para o sucesso das lavouras. O professor Lucas destacou algumas das atividades desenvolvidas durante a visita: “Eles viram na prática algo que já tinham estudado na teoria em sala de aula, conseguimos ver quais tipos de insetos são pragas e quais são benéficos para a lavoura, tipos de semente e os tratamentos adequados para elas, os tipos de solo e adubos, conseguimos dar um panorama geral para eles”.
A aluna Ana Carla comentou que a atividade foi essencial para sua compreensão do conteúdo: “Eu tô achando uma super experiência, ver tudo o que a gente aprendeu de tão perto, principalmente ver os solos e diversos insetos que se alimentam das plantas”.
Os alunos também percorreram a estrutura da Fazenda Laboratório, conhecendo outros setores e puderam observar os animais e tirar dúvidas sobre eles. O ponto alto do dia aconteceu de forma inesperada, quando uma das vacas entrou em trabalho de parto, permitindo que os alunos acompanhassem de perto o nascimento de um bezerro.
Para o professor Marcos Antônio Silveira, esse tipo de experiência é inesquecível: “Tenho certeza que o dia de hoje foi muito enriquecedor para os nossos alunos, eles estão tendo aqui o primeiro contato real com o ambiente e quem sabe daqui a pouco ser os próximos engenheiros agrônomos do UNIFOR-MG, não é?”.
Marcos ainda explicou a forma que a visita é trabalhada posteriormente com os estudantes: “A gente elabora um relatório técnico de tudo aquilo que eles vivenciaram e viram aqui hoje. Depois, discutimos em sala de aula e tentamos trazer os pontos para uma imersão no mercado de trabalho, para que eles saibam ver as oportunidades”.

Foto: Divulgação/ UNIFOR-MG

Foto: Divulgação/ UNIFOR-MG
Fonte: Jordy Alisson/ UNIFOR-MG