O Formigueiro de Xadrez é uma extensão do projeto Esportes nas Escolas da Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria de Educação ? Departamento de Esportes e Lazer, e teve início na terça-feira (2), na Biblioteca Dr. Sócrates Bezerra de Menezes.
As aulas são semanais de 50 minutos para todas as idades. Com a modalidade, os alunos da rede municipal vivenciam a prática do xadrez nas categorias iniciante, intermediário, avançado e adulto. Os horários são: 17h30, 18h30 e 19h30.
?O xadrez é algo mais do que um jogo, é uma diversão intelectual que tem pouco de arte e muito de ciência, é alem disso, um meio de aproximação social e intelectual. Nosso município tem uma grande demanda de atletas de xadrez, e com o Formigueiro estaremos dando a oportunidade para o crescimento desses atletas e o aprendizado necessário para novos atletas surgirem?, ressaltou o supervisor de Esportes Educacionais, Yan Fernandes
As inscrições já estão abertas no Departamento de Esportes e Lazer, localizado na Travessa Padre Leão João Dehon nº 60, no bairro Santa Tereza, ou na Biblioteca Municipal, nos horários de aulas.
O xadrez é um jogo de desenvolvimento mental e psicológico que auxilia na formação cognitiva e do caráter do individuo. Mesmo tendo sido comprovada por vários projetos, a eficácia na aprendizagem, a pratica do esporte ainda é muito pouco divulgada o que dificulta na assimilação dessa ferramenta para criança, que acabam tendo uma visão distorcida do jogo e no desinteresse em aprendê-lo.

COMPATILHAR: