Um grupo identificado como Anon H4 reagiu rapidamente ao artigo da reforma política que permitiria que políticos removessem da web conteúdo considerado ofensivo sem qualquer ordem judicial. O grupo assumiu a autoria de um ataque que derrubou o site do deputado Áureo Ribeiro (SD-RJ), autor do artigo.

O anúncio do ataque foi feito pela página do Facebook do grupo, que aproveitou para divulgar dados sobre o deputado, incluindo informações bancárias e bens. É importante notar, no entanto, que todos os dados divulgados constam no cadastro do TSE e não são fruto de invasão.

A emenda foi adicionada de última hora na reforma política votada na Câmara e no Senado. Segundo o texto, candidatos, coligações e partidos teriam o poder de decidir pela remoção de um conteúdo considerado falso ou ofensivo durante o período eleitoral sem precisar de autorização judicial. Após o pedido de remoção, provedores e serviços de internet teriam até 24 horas para excluir o conteúdo em questão sob risco de levar multa.

O deputado Áureo Ribeiro defendeu a emenda afirmando que a intenção era de combater a disseminação de perfis falsos na internet, e não gerar censura.

O presidente Michel Temer, no entanto, já se manifestou contrário ao artigo que abre brechas para censura indiscriminada sem autorização judicial e afirmou que vai vetar o artigo da reforma política.

 

Fonte: Olhar Digital ||

COMPATILHAR: