Na manhã desta segunda-feira (13), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Arcos retornou com os atendimentos especializados como o de psicólogo, fonoaudiólogo, terapia ocupacional e outros.

As atividades estavam suspensas desde o início de fevereiro, devido a estrutura dos locais de atendimento ter sido danificada pelas chuvas.

Em entrevista realizada pelo Portal Arcos, no dia 1º de fevereiro, com a diretora da instituição Marlene da Costa Souza, ela falou que ao retornar para a Apae no início deste ano, foi observado que por causa do longo período de chuva algumas telhas foram quebradas, o que acabou gerando infiltração e mofo em várias salas. Foi realizada uma inspeção da Vigilância Sanitária no local para a liberação do alvará de funcionamento, e foi constatado que o segundo andar estava inapto para a realização dos atendimentos e, por isso, seria necessário que o local fosse readequado.

Para solucionar o problema, ela solicitou a ajuda da Prefeitura Municipal, tendo em vista que a instituição não tem recursos para resolver o problema. Após grande repercussão da situação da instituição, a Prefeitura Municipal publicou um release em seu site informando que ajudariam na reforma do segundo andar da instituição.

Reforma realizada

Nesta segunda, a diretora da Instituição Marlene Souza informou que a reforma do segundo andar foi concluída.

“O mofo foi retirado com a pintura, a parte elétrica foi feita, no telhado foi feito um trabalho paliativo, trocaram as telhas quebradas e há um planejamento de refazer todo o telhado, pois o mesmo é antigo e não tem boa estrutura”, explicou.

A reforma foi finalizada na quinta (9), e na sexta-feira (10) foi realizada a faxina do local e enviado um aviso informando o retorno das atividades a todos os pais dos assistidos. Segundo Marlene, hoje a equipe técnica já está trabalhando fazendo a triagem com os pais.

A única atividade que ainda não retornou na instituição é o Centro Dia, que está no térreo.

Segundo a diretora, as atividades ainda estão paradas pois a verba que é ofertada pela prefeitura ainda não foi disponibilizada para a contratação de funcionários e para o transporte dos usuários.

“Foi uma grande alegria poder dar a notícia aos pais sobre o retorno e eles receberam com muita satisfação”, destacou.

Elas ressaltou ainda que com a reforma, diante do relatório solicitado pela Vigilância Sanitária, a Apae agora está dentro da normalidade para seu funcionamento e, por isso, todos os pais que estavam preocupados agora podem ficar tranquilos com o retorno do atendimento de seus filhos.

“Tanto os profissionais, quanto os pais agora se sentem despreocupados, levando em consideração que os atendimentos são de extrema importância e na maioria de uso contínuo. Foi uma grande alegria poder dar a notícia aos pais sobre o retorno e eles receberam com muita satisfação”, completou.

Fonte: Portal Arcos

COMPATILHAR: