Da redação

Os gastos que a Prefeitura teve para adaptar o espaço cedido ao município na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao que parece, foram desnecessários.

Dois meses após o início das obras, em novembro de 2016, a atual administração  informou ao jornal que a sede do Samu será instalada no edifício Antônio Vieira.

Segundo o secretário de Saúde, José Geraldo Pereira a mudança ocorreu por causa da situação do atendimento. “Foi solicitado que a base fosse instalada próxima ao local onde os casos de urgência e emergência serão atendidos, ou seja, na UPA [Pronto Atendimento Municipal – PAM], disse.

A mudança de local acarretará em mais gastos para a Prefeitura, pois, segundo  José Geraldo, o novo espaço terá que passar por adequações.

 

Na quinta-feira (12)  representantes dos Serviços de Urgência e Emergência (SIS-URG Oeste) visitaram o edifício Antônio Vieira e aprovaram a instalação do Samu no local. O gerente de logística e patrimônio, Dárcio Abud Lemos, e o coordenador de frotas, Arthur Henrique de Medeiros, receberam explicação do secretário adjunto de Obras, José Ronaldo do Couto, de como será feita adaptação do local para abrigar o Samu.

Representantes dos Serviços de Urgência e Emergência  visitaram o edifício Antônio Vieira (Foto: divulgação)

 Um espaço no DER foi reformado para receber a unidade, mas não será usado (Foto: Glaudson Rodrigues)

Segundo a Secretaria de Comunicação, a Prefeitura ainda não definiu o que será feito no espaço construído no DER. A inauguração do Samu em Formiga deverá ocorrer em março deste ano.

Segundo o gerente regional do CIS-URG, Dárcio Abud Lemos, Formiga receberá uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB). O veículo contará com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. O município receberá também uma ambulância do tipo UTI, com a presença de um médico. O número de profissionais que serão designados para trabalhar no município ainda não foi definido.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, que é responsável pela implantação do serviço no Centro-Oeste de Minas, foi fundado há dois anos. A previsão inicial era de que o serviço tivesse início em março do ano passado e, em seguida, a data passou para junho, mas houve atraso por falta das assinaturas de ordem de serviços por parte do Estado.

Na base em Arcos, também com previsão de inauguração em março, funcionará com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista por turno, portanto ao todo, cerca de 12 profissionais serão designados para a cidade.

O Samu contará com 24 bases descentralizadas distribuídas em 23 municípios (duas em Divinópolis) e uma central de regulação em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192.

A unidade será composta por médico regulador, condutor socorrista, técnico em enfermagem, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnico administrativo e enfermeiro. No total, foram contratados 480 profissionais por meio de concurso público. Esses profissionais já passaram por capacitação, em maio de 2016. Mais de 130 profissionais também foram treinados para o cadastro reserva.

Serão 54 municípios integrados ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, com população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

(Foto: Glaudson Rodrigues)

COMPATILHAR: