O Google deixou de exibir a cotação do dólar em seu buscador nesta quinta-feira (26). A decisão, que também vale para outras moedas estrangeiras, vem após a Advocacia-Geral da União (AGU) ter encaminhado um ofício ao Banco Central (BC) pedindo informações sobre o valor da moeda americana.

Durante o Natal, a plataforma retornou resultados de pesquisas com a moeda americana avaliada em R$ 6,38, 20 centavos a mais do que o registrado no último pregão antes do feriado, na segunda-feira (23).

Segundo a AGU, os dados enviados pelo BC podem embasar ações em relação à plataforma.

Por meio do documento, para o qual há a sinalização de urgência na resposta, são pedidas à autoridade monetária informações como a cotação do dólar no Brasil na quarta-feira (25); o valor da moeda americana em outros países na mesma data; bem como se a cotação em outros países pode impactar o valor da moeda brasileira no feriado.

É a segunda reação do governo federal sobre possíveis interferências na cotação do dólar no Brasil. Na semana passada, a AGU pediu que a Polícia Federal investigasse uma suposta notícia falsa publicada em redes sociais que poderia ter afetado a cotação da moeda americana em relação ao real.

O dólar tem batido recordes históricos nos últimos dias. Até às 14h05 desta quinta-feira (26), a moeda era cotada a R$ 6,15.

 

Fonte: Itatiaia

COMPARTILHAR: