A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 5% na comparação com a última pesquisa, conforme aponta o instituto Datafolha. Os dados divulgados nesta sexta-feira (20) mostram que 65% dos brasileiros avaliam como positivo o governo do presidente, ante 70% registrados na pesquisa anterior.
Nos últimos meses, com o agravamento da crise econômica, a nota dada ao governo Lula também caiu, de 7,6 para 7,4, em igual período
Por regiões, Lula é melhor avaliado no Nordeste, com 77% de aprovação, seguido do Norte e Centro-Oeste, com 64%, Sudeste, com 60% e do Sul, com 57%.
Especificamente avaliando a área econômica do Brasil, caiu de 61% para 53% a porcentagem de brasileiros satisfeitos.
A pesquisa terminou na quinta-feira (12) e ouviu mais de 11,2 mil pessoas.
Apesar da queda, a aprovação de Lula continua sendo a maior de um presidente. Fernando Henrique Cardoso foi avaliado positivamente por 47% em 1996, Itamar por 41% e Collor por 34% dos brasileiros.
Quanto à crise econômica, 43% dos entrevistados consideraram ótima ou boa a postura do presidente Lula, queda de 6% ante a pesquisa realizada em novembro do ano passado.
Já 31% dos consultados consideraram que o Brasil será muito prejudicado pela crise, índice que marcava 20% no fim de 2008.

Comentários
COMPATILHAR: