Dois mil produtores rurais, todos trajando roupas brancas, oriundos de diversos pontos do Brasil reuniram-se quarta-feira passada (28) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para pedir paz no campo.
A ação faz parte da campanha ?Vamos tirar o Brasil do vermelho ? Invasão é Crime?, lançada neste mês pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em defesa do Direito de Propriedade, da segurança jurídica e, principalmente, da paz no campo.
As ações da manifestação dos produtores rurais se iniciaram com uma missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana da Capital Federal.
Na sequência, os produtores saíram em caminhada pelo gramado central da Esplanada dos Ministérios. Em frente ao Congresso Nacional, foi descerrada uma bandeira gigante (2.500 metros quadrados de área e 800 quilos) com a mensagem ?Queremos paz no campo ? Não às Invasões?, a qual recebeu as assinaturas de todos os presentes.
Logo após, os produtores rurais posicionaram-se em volta da bandeira, simbolizando um grande abraço a todo o Congresso Nacional e, assim, reforçaram o pedido de apoio à paz no mundo rural brasileiro. A estimativa de presença de 2 mil produtores no evento foi feita pela Polícia Militar do Distrito Federal.
Em frente ao Congresso Nacional, os produtores rurais e os líderes do setor manifestaram o apoio à criação do ?Plano Nacional de Combate às Invasões?, conforme proposta encaminhada pela senadora Kátia Abreu ao ministro da Justiça, Luiz Barreto, em 13 de abril.
?Há 13 anos aguentamos o abril vermelho. Esses são os únicos criminosos que não vão para a cadeia. Invadem terras, promovem o escárnio e não são punidos. Chega de porteira aberta para esse movimento criminoso?, disse Kátia Abreu, após o descerramento da bandeira com mensagem pela paz no campo.
O ato público contou com 44 produtores rurais que representaram a cidade de Formiga no evento, entre eles o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Ivair Júlio da Silveira (Sr. Nego).
Apoio do presidente do Congresso
Todas as atividades foram acompanhadas pelos presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo; da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior, do Ceará (FAEC) José Ramos Torres de Melo Filho; do Espírito Santo (FAES), Júlio da Silva Rocha Júnior; de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner; da Paraíba (FAEPA), Mário Borba; do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício; e presidentes de sindicatos rurais. Esses líderes, juntamente com a presidente da CNA, entregaram ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB/AP), documento solicitando apoio na criação do ?Plano Nacional de Combate às Invasões?.
A idéia de que seja estabelecido um plano nacional para evitar as invasões de propriedades rurais foi encaminhada pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, ao Ministério da Justiça, no lançamento da campanha.

COMPATILHAR: