O aterro sanitário de Pains, que em outrora foi considerado referência na região, foi encontrado pela nova gestão municipal em estado de abandono.
As operações do aterro foram iniciadas e autorizadas por órgão ambiental competente em 2006, através de AAF – Autorização Ambiental de Funcionamento e Licença Ambiental concedida em 2019 pela SUPRAM – ASF. O aterro municipal de Pains atendia todos os requisitos legais e ambientais para o bom funcionamento e manejo do lixo úmido.

O município recebeu uma autuação no final de 2023, com o embargo do aterro. 01 ano após a autuação nada de concreto foi realizado para regularizar a situação. A destinação do lixo ocorreu de forma irregular.

 

Destinação atual da coleta de lixo

A atual administração assim que assumiu a gestão, tomou medidas para providenciar o problema. A destinação do lixo passa a ser realizada por uma empresa privada, devidamente licenciada, Integração Bambuí, onde o descarte da coleta de lixo está sendo feito através de um transbordo (caçambas) e a empresa recolhe o material para destinação correta.

 

Nova Coleta de Lixo

A coleta de lixo em Pains passou por uma reorganização para se adequar ao volume de descarte na caçamba de transbordo. Essa mudança se fez necessária devido à ausência de um aterro licenciado no município, exigindo uma gestão mais eficiente dos resíduos.

 

Fonte: Decom Pains

 

COMPARTILHAR: