A partir desta sexta-feira (3), as aulas na rede municipal de Oliveira estão suspensas. A medida foi tomada pela prefeitura do município por falta de água. A princípio, os estudantes ficarão sem frequentar as escolas por uma semana, mas este prazo pode se estender.
No site da Prefeitura, um comunicado informa que a cidade decretou estado de emergência no dia 16 de setembro por causa da redução na capacidade de captação de água. Além disso, a elevação da temperatura também é apontada para o aumento da demanda de água tratada. A nota destaca que as escolas não podem ficar sem água potável para não prejudicar a saúde de alunos e funcionários.
?É um absurdo essa falta de água. Minha filha, que está na 7ª série, chegou em casa ontem com um bilhete. Antes disso, não sabíamos que as aulas poderiam ser suspensas. Já tiveram que parar por causa da Copa do Mundo e, agora, por esse problema. Os alunos vão ficar prejudicados?, disse o pai de uma aluna, que pediu para não ter o nome divulgado.
Ainda de acordo com a Prefeitura, caso a situação emergencial seja normalizada, o decreto pode ser revogado. A assessoria também afirmou que um calendário para a reposição de aulas será elaborado.
Sem água há um mês
Segundo moradores, a falta de água já atinge casas e comércios há cerca de um mês. Eles alegam que a população cresceu e a quantidade de água não é mais suficiente.
?Cada bairro fica sem água por três dias. Nesse período, temos à disposição um caminhão-pipa, mas não é o ideal. A situação atrapalha o nosso dia e tudo tem que ser racionado?, desabafou uma moradora, que também pediu anonimato.

COMPATILHAR: