A pesar dos inúmeros problemas que o país enfrenta com escândalos de corrupção, desvio de dinheiro, violência e tantos outros problemas conhecidos e reconhecidos pela população brasileira, a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu a melhor marca desde a posse do primeiro mandato, em janeiro de 2003. A conclusão consta da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) encomendada ao Instituto Sensus e divulgada na segunda-feira (28).
Segundo a pesquisa, 57,5% dos entrevistados têm avaliação positiva, alta expressiva em relação ao último dado de fevereiro, quando estava em 52,7%. A ponderação negativa ficou em 11,3%, queda em relação aos 13,7% registrados em fevereiro.
Em janeiro de 2003, a avaliação positiva do governo ficou em 56,6% e a negativa 2,3%. O patamar de Lula supera ainda as marcas do segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de acordo com a CNT/Sensus.
A avaliação positiva pessoal do presidente ficou em 69,3%, contra os 66,8% de fevereiro. Para 26,1% dos entrevistados da pesquisa, Lula merece a desaprovação. Na pesquisa anterior esse percentual era de 28,6%. Esse é o maior índice de popularidade desde janeiro de 2004, de acordo com o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, a marca histórica deve-se ao bom momento econômico, sobretudo à expectativa da população em relaçao à renda mensal.
Para 37,8%, a renda aumentou nos últimos seis meses, alta de 8,3 pontos percentuais em relação à última pesquisa. A avaliação de que a renda permaneceu a mesma caiu 3,8 pontos percentuais, para 39,8%. E a que o salário diminuiu recuou 4,9 pontos percentuais, para 21,1%.
O Índice de Satisfação do Consumidor, média ponderada entre as variáveis de emprego, renda, saúde, educação e segurança, ficou em 52,32%.
Entre essas medidas sócio-econômicas, a pior é sobre a saúde. A avaliação de que ela melhorou nos últimos seis meses caiu 4,9 pontos percentuais, para 23,9%. Enquanto a piora subiu 5,7%, para 47,8%.
A pesquisa CNT/Sensus fez duas mil entrevistas entre 21 e 25 de abril em 136 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Terceiro Mandato
Ainda de acordo com o CNT/Sensus, a maioria dos entrevistados é favorável a conceder um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os entrevistados, 50,4% responderam ser favoráveis à alteração da Constituição para possibilitar que Lula se candidate pela terceira vez consecutiva. Do total, 45,4% disseram ser contra e 4,3% não souberam responder.
?Há um empate técnico, mas ainda é um apoio muito expressivo à essa possibilidade?, disse o presidente da CNT, Clésio Andrade.
Na pergunta sobre quem o entrevistado votaria com essa alteração, 51,1% tiveram preferência pelo petista e 35,7% optaram pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
A conclusão da pesquisa é que o percentual atingido por Lula é parecido com a votação válida registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2002, quando o adversário foi o próprio Serra, e 2006, cujo candidato tucano foi o ex-governador Geraldo Alckmin.
Lula lidera também a pesquisa espontânea. Sem uma lista dos possíveis candidatos em 2010, 29,4% citam o petista como o favorável. Em seguida aparecem Serra (5%), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (2,9%), Alckmin (2,4%), a ex-senadora do PSol Heloisa Helena (1,7%), o deputado do PSB do Ceará, Ciro Gomes (1,5%). A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, aparece com 0,8% das menções espontâneas.

COMPATILHAR: