Coroando as séries de aparições nos Top Fives da semana do NBB, o atleta de Formiga, Túlio da Silva, do Flamengo, enterrou com todo seu atleticismo, superou Camargo, atleta do Pato Basquete, e se tornou campeão do Enterradas Penalty na noite de sexta-feira (18), na Arena Carioca 1. 

Desde o começo Túlio veio demonstrando que estava preparado para a missão. Na primeira fase o atleta simplesmente derrotou o ex-finalista da última edição, Alex Dória, do São Paulo, de forma unânime. Na semifinal o atleta derrotou Márcio, do Franca, com muita criatividade e impulsão. Na final, os atletas aumentaram o nível de recurso para a enterrada e, mesmo com Camargo não acertando sua chance, o ala do Flamengo se coroou com uma enterrada atlética e efusiva.

“Quero dar credibilidade a todos os atletas que competiram e principalmente a quem torceu por mim aqui. Foi sensacional. Ao Camargo principalmente, porque levantaram o nível do torneio e foi muito especial para mim. Eu agradeço muito por estar aqui e ter conseguido levar este título dentro de uma competição desse tipo. É um sonho e eu só tenho a agradecer”, destacou o formiguense.

O corpo de júri da competição teve um elenco especial: apenas crianças julgaram as enterradas dos atletas. Com idade entre 9 e 12 anos, os jurados Gustavo, do Rio de Janeiro, Aílton e Ana Luísa, da Cidade de Deus, Alice, do Rio 2, e Murilo, de Franca, tiveram a difícil missão de avaliar escolher quem avançava para a segunda fase.

Primeira fase:

Serjão (Cerrado Basquete) x Camargo (Pato Basquete)

Serjão veio com criatividade e tentou enterrar enquanto apagava as velas do cupcake que estava no aro, mas não conseguiu o segundo feito. Camargo chegou com uma enterrada reversa e ganhou os votos da garotada.

Mãozinha (Fortaleza EC) x Caboclo (São Paulo)

Ao soar do tempo, na última tentativa, Mãozinha simplesmente passou a bola entre as pernas, enquanto estava no ar, e amassou o aro. No mesmo estilo, Bruno Caboclo fez o mesmo, na segunda tentativa, com mais força e limpa, sendo o mais votado pelos jurados.

Renan (123 Minas) x Márcio (Sesi Franca Basquete)

Na primeira tentativa, Renan quicou a bola no chão, pegou a bola no ar, girou 180º e enterrou com facilidade. Como Vince Carter, um dos maiores dunkers da história da NBA, Márcio quicou a bola por trás da tabela, pulou embaixo do garrafão e no ar conseguiu fazer a enterrada passando para a semifinal.

Túlio (Flamengo) x Alex Dória (São Paulo)

Túlio não deu chance e, “de prima”, colocou a bola acima da cabeça, fez um windmill (rodamoinho) reverso com as duas mãos no ar e enterrou com ferocidade. Alex Dória não conseguiu executar sua ideia criativa de captar a bola no ar e dunkar com uma mão fazendo um windmill também.

SEMIFINAL:

Camargo (Pato Basquete) x Bruno Caboclo (São Paulo)

Camargo simplesmente pulou duas pessoas, girando a bola em movimento “windmill”, e anotou sua enterrada na segunda tentativa. Caboclo quicou a bola no chão, pegou no ar e enterrou passando por baixo da cesta, mas o atleta do Pato Basquete avançou para a próxima fase.

Márcio (Sesi Franca) x Túlio da Silva (Flamengo)

Márcio deu início a essa disputa com uma enterrada feroz depois de tirar a bola atrás da cabeça. Túlio fez uma tabelinha com a própria tabela de basquete, pegou a bola no ar, fez o rodamoinho e enterrou para ir à final do Enterradas Penalty.

FINAL:

Camargo (Pato Basquete) x Túlio da Silva (Flamengo)

Camargo deu início a disputa tentando pular uma pessoa que estava com a bola em cima da cabeça, pegando a bola enquanto passava ela entre as pernas, mas não conseguiu. Túlio, com espírito esportivo e pronto para fazer espetáculo, saiu da zona morta, com rapidez, impulso e força, meteu uma dunk inversa para ser campeão do Enterradas Penalty.

O projeto do Jogo das Estrelas 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O evento ainda conta com o apoio da Budweiser, SKY, Penalty, Betmotion, Centauro e Eurofarma.

Fonte: Liga Nacional de Basquete

COMPATILHAR: