O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (24)  que não vai interferir no preço dos combustíveis . O chefe do Executivo comentou um novo ajuste nos preços e voltou a defender a privatização da Petrobras. A declaração  ocorreu ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes , na saída de uma feira de pássaros no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília.

“Temos aí, pelo que tudo indica, reajuste nos preços dos combustíveis. Isso nem precisa ter bola de cristal nem informações privilegiadas, o que eu não tenho. É só ver o preço do petróleo lá fora e o comportamento do dólar aqui dentro. Eu não tenho poderes de interferir sobre a Petrobras. Estou conversando com o Paulo Guedes sobre o que fazer com ela no futuro. É um monopólio, a legislação deixa ela praticamente independente. Eu indico o presidente, nada além disso. Alguns querem que a gente interfira no preço, a gente não vai interferir no preço de nada. Isso já foi feito no passado e não deu certo”, alegou.

Sobre a privatização, reclamou de “burocracia” no processo.” Privatizar não é botar na prateleira e tudo bem. Não. É complicada a situação . Teríamos privatizado muito mais coisa se não fosse essa burocracia”, disse, completando que “a Petrobras está amarrada por leis, as mais variadas possíveis”.

Bolsonaro ainda comentou sobre o “auxílio diesel” que prometeu a 750 mil caminhoneiros autônomos, no valor de R$ 400. “Infelizmente, pelos número do petróleo lá fora e o dólar aqui dentro, nos próximos dias, a partir de amanhã, teremos reajuste de combustível. Prevendo isso, nós discutimos bastante um auxílio ao caminhoneiro. Sabemos que é pouco R$ 400 por mês, mas estamos fazendo isso tudo no limite da responsabilidade fiscal”.

Ele também criticou a demora do Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar uma ação protocolada pelo governo de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os governadores sobre o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

“Estamos buscando uma forma de minorar este problema. Tanto que, há três meses, entrei com um processo no Supremo, que ainda não se manifestou. Não é justo o ICMS incidir em cima dos próprios impostos federais, da margem de lucro, bem como no frete […] É uma forma de calcular que não é equivocada, é injusta”, defendeu.

Bolsonaro voltou a culpar governadores pelo aumento dos combustíveis e disse que “o sacrifico tem que vir de todas as partes”.

“Toda vez que há algum reajuste no preço dos combustíveis é muito grande, os governadores ganham ainda mais [com o imposto]. Lamento a demora do STF em decidir esta questão”, concluiu o presidente.

Já Guedes caracterizou o governo como uma “aliança de liberais conservadores contra a esquerda que estava levando o país para a miséria”.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: