O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (12) que vai processar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suas recentes declarações sobre o número de mortos durante a pandemia de COVID-19 e sobre uma mansão nos Estados Unidos que está no nome do irmão do ex-ajudante de ordens da Presidência Mauro Cid.

Na próxima semana entrarei com duas ações contra Luiz Inácio Lula da Silva. Uma criminal e uma civil. Na primeira, ele diz que das 700 milhões (sic) de morte no Brasil, 300 milhões a responsabilidade é minha“, comentou Bolsonaro em vídeo publicado em suas redes sociais.

O Brasil teve 701.494 óbitos confirmados, durante os 1.191 dias em que a Organização Mundial de Saúde decretou emergência global. O país, que é o sexto mais populoso do mundo com cerca de 220 milhões, foi o segundo com mais mortes, atrás apenas de Estados Unidos que registrou 1.124.063 mortes no mesmo período.

No mundo, foram registrados 6.921.614 de mortos.

Durante sua viagem à Espanha, em 25 e 26 de abril, Lula responsabilizou o ex-presidente por, pelo menos, metade dos 700 mil mortos no Brasil devido à enfermidade.

A afirmação do petista durante o evento de assinatura da Lei Paulo Gustavo, nessa quinta-feira (11), de que a mansão do tenente-coronel Mauro Cid, nos Estados Unidos, seria do próprio Bolsonaro também deve gerar uma ação, de acordo com o ex-presidente.

Diz que eu tenho nos Estados Unidos uma mansão de US$ 8 milhões em nome de um assessor meu. Ele não pode continuar falando mentiras à vontade e não ser incomodado por praticamente ninguém“, reclamou Bolsonaro.

A família de Mauro Cid mantém um ‘Trust’ (Cid Family Trust), que é dona de um imóvel avaliado em U$ 8,5 milhões na Califórnia. O mecanismo permite que proprietários deixem o imóvel sob a tutela de pessoas de confiança. Atualmente, o irmão de Mauro Cid mora no imóvel que fica a 130 quilômetros de Los Angeles.

 

Fonte: Estado de Minas

 

COMPATILHAR: