O principal indicador da bolsa paulista, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (15), após um breve alívio na véspera, repercutindo as perspectivas negativas sobre a economia brasileira e com renovada aversão ao risco depois da divulgação de dados fracos sobre a economia chinesa.

Às 10h23, o Ibovespa tinha queda de 1,90%, a 90.345 pontos.  O dólar também repercute o cenário negativo, e chegou a bater R$4,02 na máxima do dia até o momento.

Nessa terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu que a economia está “no fundo do poço”, e que a estimativa de crescimento do PIB para este ano caiu para 1,5%.

Dados do Banco Central apontaram nesta quarta-feira (15) que a economia encolheu 0,68% entre janeiro e março, no que pode ser o primeiro recuo trimestral do PIB desde 2016. Os dados oficiais serão divulgados no próximo dia 30 pelo IBGE.

No cenário externo, a China e os Estados Unidos concordaram em continuar conversando sobre sua disputa comercial.

A China informou um crescimento inesperadamente fraco nas vendas no varejo e na produção industrial de abril nesta quarta, ampliando a pressão sobre Pequim para adotar mais estímulo conforme a guerra comercial com os Estados Unidos se intensifica.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: