O grande número de cães que vivem pelas ruas da cidade, em especial nas do centro de Formiga, continua causando graves problemas.
Na manhã de quarta-feira (11), uma motociclista estava parada no semáforo da praça Ferreira Pires, quando foi atacada por três cães, um deles mordeu o calcanhar da vítima.
Apesar da mordida não ter provocado nenhum ferimento grave, a motociclista ficou bastante assustada. ?Estava esperando o semáforo abrir quando o cachorro apareceu do nada e me mordeu. Fiquei muito assustada e por pouco não caí da moto?, disse.
No início do ano, uma enfermeira aposentada acabou batendo o carro em um poste ao tentar se desviar de um cachorro. O acidente ocorreu na Rua dos Motoristas, no bairro Santa Teresa.
A redação do jornal recebe diariamente reclamações referentes aos ataques e acidentes causados por cachorros de rua. Na semana passada, um ciclista também foi atacado por um cão, na avenida Tabelião Juca Almeida, próximo à Praia Popular. Tanto o ciclista como muitas pessoas que fazem caminhada no calçadão da avenida estão deixando de praticar esporte na via em virtude dos ataques dos cães.
Como o número de animais nas vias públicas vem aumentando consideravelmente, e dentre estes, destaca-se o aumento de filhotes, tudo indica que a castração seria a melhor maneira de fazer o controle populacional de cães, ainda que a longo prazo.
O que resta para as pessoas que se solidarizam com a situação dos animais é alimentá-los. Em frente a muitas residências, populares deixam nas calçadas vasilhas com ração e água. Com isso, esses animais vão sobrevivendo.
Nas redes sociais, principalmente nas páginas das ONG’s que se dedicam aos cuidados com os animais, campanhas são feitas para que as pessoas ajudem, alimentando e cuidando dos animais abandonados, principalmente dos filhotes, até que eles sejam adotados.
A redação mais uma vez, entrou em contato com a Secretaria de Comunicação para obter informações referentes à castração de animais abandonados e obteve a seguinte resposta: ?A castração de cães e gatos de rua continua, mas é insuficiente para a diminuição desses animais, haja vista que a população tem abandonado nas ruas um número cada vez maior de caninos e felinos, bem como seus filhotes?.

COMPATILHAR: