Em certos pontos da cidade, andar pelas calçadas torna-se um verdadeiro exercício de equilíbrio, ou mesmo um teste de atenção para os distraídos ou àqueles que têm uma visão considerada menos favorecida. Bueiros abertos, buracos, calçadas sem manutenção e a falta de acessibilidade de modo geral tornam-se um risco para portadores de necessidades especiais, sejam elas de locomoção ou de vista, ou mesmo para mulheres, que não abrem mão do uso do salto alto.
Na rua Lassance Cunha e em ruas próximas, até a parte que abrange os bairros Alvorada e Jardim Alvorada, vários pontos estão nessa situação. Mesmo com alguns locais tendo remendos visíveis feitos por moradores ? e ainda assim aparecem novamente com os mesmos problemas ? a maioria permanece ostentando os estragos, causados pela ação do tempo, de acidentes ou mesmo de vândalos.
Como não são poucos os locais que apresentam o problema, tampouco o conhecimento da população sobre os responsáveis pelos reparos e manutenção das calçadas, procuramos na Secretaria de Obras alguém que pudesse esclarecer sobre a situação. O secretário da pasta, Rodrigo Bahia, explicou que a responsabilidade varia, dependendo do local em que se encontra o problema. ?Por exemplo, se é uma calçada que margeia o rio, e diante da qual não existem casas, aí sim, a responsabilidade é da Prefeitura. Porém, se houver uma casa ou um comércio no local, a responsabilidade passa a ser do morador ou do proprietário do comércio. Nesse caso, cabe ao Setor de Habitação notificar as pessoas para que seja feito o reparo?, esclarece o secretário, que acrescenta ?No caso de bueiros, a responsabilidade passa a ser inteiramente ou da administração ou do SAAE?.
No Setor de Habitação, o chefe do departamento, Joaquim Rodrigues, complementa que basta que seja feita denúncia por parte de moradores ou de transeuntes para que seja feita a notificação imediata. ?Nós trabalhamos de acordo com as denúncias que recebemos. Basta chegar a reclamação que nos encaminhamos ao local e fazemos a notificação, por muitas vezes conversando com o morador, esclarecendo os pontos mais importantes. Dependendo do caso, a própria administração pode interferir para que seja feito o reparo?, encerra Joaquim.

COMPATILHAR: