Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) fecharam a BR-381 em Ipatinga, na região do Vale do Rio Doce, em protesto à vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse domingo (30).

O Estado de Minas entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG) para questionar o ato. Segundo o órgão, o bloqueio é em uma área urbana da cidade, “com reflexo na BR-381, contudo sem ponto de interdição”.

Em um dos vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver vários caminhoneiros paralisados às margens da rodovia. “Está passando só carro de passeio”, diz um cidadão em um dos relatos. Já em outra publicação, veem-se barracas armadas às margens da BR-381 e apenas uma das pistas liberadas para tráfego.

Um caminhoneiro apoiador do presidente fez um vídeo para as redes sociais dizendo que irá paralisar e mobilizar o Brasil inteiro. “Hora de união de nação e da esperança. É hora de patriotismo”, disse.

Em outra publicação, um apoiador de Bolsonaro filma a paralisação em Ipatinga e alega que “as coisas terão que mudar”.

A reportagem também entrou em contato com o Sindicato dos Transportadores Autónomos de Carga de Minas Gerais (SINDITAC-MG) para saber o posicionamento do associação, mas disseram que até o momento não tem um parecer sobre a situação.

Vitória de Bolsonaro em Ipatinga

Embora tenha perdido as eleições, Bolsonaro levou a maioria dos votos em Ipatinga, uma das cidades mineiras com maior número de eleitores.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro teve 59,40% dos votos válidos no primeiro turno e 65,12% no segundo. Apesar disso, o atual presidente ainda perdeu no estado.

Fonte: Estado de Minas

 

COMPATILHAR: