Visando divulgar a instituição e aproximar Promotores de Justiça e cidadãos, chegará a Formiga na próxima quinta-feira (25) a caravana do ?Ministério Público Itinerante ? O Promotor de Justiça perto de você?. O caminhão ficará estacionado na praça São Vicente Férrer, das 9h às 17h.
Durante a estada na cidade, a caravana composta de membros e servidores do Ministério Público fará diversos trabalhos de orientação à população, como distribuição de cartilhas e de outras peças didáticas; esclarecimento de dúvidas e distribuição de material pelos funcionários do Procon Estadual (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor), contendo informações direcionadas aos consumidores e realização de audiências na área da saúde para identificação de demanda e proposição de políticas públicas.
O Ministério Público Itinerante é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores ? Seção Minas Gerais (ABO-MG).
Função do Ministério Público
Órgão criado para defender os interesses da sociedade, o Ministério Público tem como função principal zelar pela boa aplicação da lei, pela ordem jurídica e pelo Estado Democrático de Direito. Cabe-lhe, na condição de agente a serviço da cidadania, dos interesses sociais e da democracia, tomar providências para que se cumpra a lei, evitando que um grupo de pessoas, a comunidade ou a própria sociedade sejam lesados em algum de seus direitos.
É uma instituição autônoma e independente e não está subordinada nem pertence aos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, o que lhe garante condições de fiscalizar o cumprimento da lei tanto por parte do Poder Público quanto por parte do setor privado.
Disque denúncia
Se os seus direitos estão sendo violados ou se você perceber algo errado que possa prejudicar um grupo de pessoas, uma comunidade ou a própria sociedade, fale com o Ministério Público pelo ?Disque 127?. Por esse número você também pode fazer sugestões, informar-se sobre atividades desenvolvidas, reclamar, elogiar ou criticar a atuação de qualquer servidor ou membro do Ministério Público.

Comentários