A previsão do tempo indica altas temperaturas e chance de pancadas de chuva isoladas para as cidades do Centro-Oeste de Minas durante o feriado de Carnaval. Segundo a climatologista Alcione Wagner, a expectativa é de acumulados de chuva significativos entre sexta (25) e sábado (26) com o volume diminuindo a partir de domingo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu nesta sexta um alerta amarelo de chuvas intensas para a região que vai até as 11h de sábado.

Previsão do tempo

Alcione Wagner explica que a chance de chuvas fortes entre sexta e sábado se deve a um cavado meteorológico e à termodinâmica. Ainda segundo a climatologista, a partir de domingo, também há possibilidade de pancadas de chuva, mas que devem ocorrer de forma mais isolada devido à presença de uma massa de ar quente e seco sobre parte da região Sudeste.

“A previsão é que as temperaturas cheguem até os 35ºC, enquanto a umidade do ar deve oscilar entre 40% e 100%”, afirma

Na segunda (28) e na terça-feira (1º), a expectativa é que as pancadas de chuva ocorram durante a tarde, em forma de temporais de verão. As altas temperaturas também devem continuar no início da semana.

Temporais

De acordo com o alerta emitido pelo instituto, até a manhã de sábado, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.

Há baixos riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mapa mostra alerta do Inmet para chuvas intensas no Centro-Oeste de MG — Foto: Inmet/Reprodução

Mapa mostra alerta do Inmet para chuvas intensas no Centro-Oeste de MG — Foto: Inmet/Reprodução

Veja abaixo as temperaturas em alguns municípios:

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis16°C33ºC
Bom Despacho18ºC33ºC
Itaúna17°C32°C
Pompéu19ºC34ºC
Nova Serrana18ºC32°C
Pará de Minas17ºC32ºC

Fonte: G1

COMPATILHAR: