Os cartórios eleitorais do interior começaram a funcionar das 12h às 18h desde esta segunda-feira (12). O horário anterior, das 10 às 16 horas, será mantido, excepcionalmente às quartas-feiras.
O funcionamento em plantões de fim de semana será decidido pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a cada mês, de acordo com a necessidade do trabalho. Neste mês de julho, não haverá mais plantões nos cartórios.
Nos 18 cartórios eleitorais de Belo Horizonte, o atendimento ao eleitor continua sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de dúvidas, o eleitor tem à disposição o Disque-Eleitor (3291-0004) ou pode ainda consultar o site do Tribunal (www.tre-mg.gov.br ).
Na Secretaria do TRE, o trabalho em regime de plantão começou no último final de semana (10 e 11) e devese estender até as eleições de outubro, conforme determina o Calendário Eleitoral. O horário para funcionamento do protocolo judiciário e do atendimento dos setores ao público externo (advogados, candidatos, partidos, jornalistas), nos finais de semana e feriados, é das 12h às 19h. Nos dias úteis, o horário de atendimento permanece das 7h às 19h.
Segundo a Portaria 84/2010 da Presidência do Tribunal, ?os prazos fixados em horas, que porventura vencerem em período compreendido entre o horário de fechamento e o de abertura do protocolo judiciário, ficam automaticamente prorrogados para o término da primeira hora de início de seu funcionamento? .
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Sônia Maria de Oliveira, o horário de quarta-feira deve ter sido mantido para que um maior número de pessoas possam ser atendidas, beneficiando àqueles eleitores que só podem procurar o cartório no horário do almoço.
Sônia Oliveira conta ainda que, a partir de agora, a pessoa que tiver o título de outra cidade não precisa mais se deslocar até o município de origem para conseguir a segunda via do título, pois o TRE criou a funcionalidade de o próprio cartório fazer a reimpressão do documento.

Comentários
COMPATILHAR: