A Prefeitura de Extrema informou na tarde dessa segunda-feira (12) que foi confirmada uma morte por meningite na cidade. Três casos da doença foram registrados. Duas pessoas seguem internadas e uma outra morte está em investigação.

A Prefeitura também informou que todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

Em função do ocorrido, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a investigação epidemiológica para identificar as pessoas que tiveram contato direto com os enfermos, para posterior realização do bloqueio.

Ainda conforme a Prefeitura, a equipe de saúde esteve em contato direto com os contactantes dos enfermos e, após avaliação do grau de contato, seguiu-se com as medidas preventivas.

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que até o momento os casos estão controlados e não existe surto no Município.

O que é a meningite

A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação da meninge, a película que recobre o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos.

Os sintomas virais são parecidos com um resfriado comum: febre, falta de apetite e fadiga. Já quando é bacteriana, os sintomas são mais fortes.

A meningite meningocócica é a mais preocupante por poder levar à morte. Ela causa febre alta e persistente; dificuldade de abaixar a cabeça até o queixo tocar o pescoço por conta da rigidez na nuca; e manchas vermelhas pelo corpo.

Se isso acontecer, é de extrema importância levar de imediato o paciente ao serviço de saúde mais próximo. A doença é tratável e existe vacina, gratuita e disponível no SUS. É preciso atualizar o cartão vacinal da criança.

As vacinas para a meningite são a BCG, pentavalente, pneumocócica e meningocócica. Há várias doses, é fundamental estar atento aos reforços para que o tratamento não fique incompleto e o paciente, suscetível a infecções.

Fonte: G1

COMPATILHAR: