Mais uma vez a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi reconhecida pela qualidade e clareza de suas demonstrações financeiras. A empresa venceu, pela oitava vez consecutiva, o Troféu Transparência, concedido pela Anefac-Fipecafi-Serasa Experian. O anúncio ao mercado foi feito pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
A Cemig foi premiada na categoria Empresas de Capital Aberto com faturamento acima de R$ 8 bilhões, entre as dez empresas de capital aberto com as melhores demonstrações financeiras do País. O Troféu Transparência avalia a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração, a aderência aos princípios contábeis, entre outros.
Para o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães, a premiação vem após um desafio enfrentado pelas empresas: o recente processo de harmonização da contabilidade brasileira às normas internacionais, que foi a maior mudança na contabilidade do País desde a promulgação da Lei das SAs, em 1976. ?No caso específico do setor elétrico, esse desafio foi ainda maior, pois uma parcela significativa dos novos procedimentos somente foram definidos ao final de 2010, o que implicou um período muito reduzido para a adaptação das demonstrações contábeis da Cemig aos novos padrões de contabilidade?.
As concorrentes também são avaliadas nas categorias ?Empresas de Capital Aberto? com faturamento de até R$ 8 bilhões e ?Empresas de Capital Fechado?. A análise e classificação são feitas a partir de critérios técnicos, estabelecidos pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).
A cerimônia de entrega do prêmio às vencedoras e a divulgação das empresas destaque do XV Troféu Transparência acontecem no dia 22 de setembro, em São Paulo.
Troféu Transparência
Criado em 1997, o Prêmio Anefac ? Fipecafi ? Serasa Experian incentiva a transparência corporativa no mercado. Em 2010, de 477 companhias brasileiras participantes, apenas 78 atenderam aos critérios estabelecidos e as 20 melhores foram eleitas nas três categorias da premiação, entre elas a Cemig.

COMPARTILHAR: