O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) tem adotado uma tática inusitada para proteger o gado de ataques de lobos no interior do país: transmitir cenas de brigas do filme “História de um Casamento” (2019), estrelado por Scarlett Johansson e Adam Driver. A medida foi revelada em um relatório do Wall Street Journal (WSJ).
A cena escolhida envolve uma discussão tensa entre os personagens principais do longa dirigido por Noah Baumbach, que retrata um divórcio conturbado. Segundo o supervisor distrital do USDA em Oregon, Paul Wolf, o objetivo da ação é fazer com que os lobos percebam os humanos como uma ameaça. “Eu preciso que os lobos reajam e saibam que, ei, humanos são maus”, disse ele ao WSJ.
De acordo com a publicação, os lobos cinzentos vêm atacando rebanhos em várias regiões do oeste dos Estados Unidos, o que levou o USDA a recorrer a sons perturbadores, como fogos de artifício, tiros, e também a trechos da cultura pop. Além do filme, músicas como “Thunderstruck”, do AC/DC, e “Blue on Black”, da banda Five Finger Death Punch, também foram utilizadas como forma de intimidação sonora, em transmissões feitas por alto-falantes e drones.
Lançado em 2019, História de um Casamento foi indicado a seis Oscars, incluindo Melhor Filme e Roteiro Original. Laura Dern, que também integra o elenco, venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 2020 por sua atuação na produção.
A iniciativa, embora incomum, reflete os esforços do governo norte-americano para preservar a atividade pecuária em áreas afetadas pela presença de predadores, utilizando todos os recursos possíveis — até mesmo cenas de cinema.
Com informações da CNN POP