O 1º fim de semana de abril deve ser marcado por céu parcialmente nublado e pancadas de chuva nas cidades do Centro-Oeste de Minas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas que vale até sábado (2).

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), estão previstas tempestades não severas entre esta sexta-feira (1º) e domingo (3) na região. Também é possível a formação de granizo em algumas localidades.

A climatologista Alcione Wagner explica que uma frente fria que está se deslocando do Sul para o Sudeste contribui para o aumento da umidade.

“Entre a sexta-feira e o domingo tem a possibilidade de pancadas de chuva isoladas que podem ser intensas com rajadas de vento, raios e nebulosidade”, explica.

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, a previsão é que essa frente fria comece a se dissipar a partir de segunda-feira (4). As temperaturas máximas devem se aproximar dos 30ºC.

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta-feira prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • evite usar aparelhos elétricos ligados à tomada.

O aviso está previsto para ser encerrado às 11h de sábado (2), podendo ou não, ser estendido pelo instituto. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Divinópolis 17°C 30ºC
Bom Despacho 19ºC 30ºC
Itaúna 18°C 29°C
Pompéu 20ºC 31ºC
Nova Serrana 19ºC 29°C
Pará de Minas 18ºC 29ºC

Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (1°): céu com muitas nuvens, com chance de pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Temperaturas entre 17ºC e 29ºC.
  • Sábado (2): céu com muitas nuvens, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 31ºC.
  • Domingo (3): céu com muitas nuvens, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 31ºC.

 

Fonte: G1

COMPATILHAR: