Cenas marcantes nas telas brasileiras vão ser materializadas – e sonorizadas – nos palcos, em projetos de musicais brasileiros. Em 2014 e 2015 estreiam Chacrinha, Velho guerreiro, Os Saltimbancos Trapalhões – O musical e Roque Santeiro – O musical. As três peças recriam histórias clássicas na TV e no cinema do Brasil.
Só temos a ganhar com essa memória afetiva das pessoas. Quem viu na TV não vai esquecer. No musical, elas vão poder ver outra versão, comparar, ampliar e ter outro olhar sobre a obra, diz Elza Costa, sócia da Brancalyone, produtora que vai adaptar Roque Santeiro a partir do texto de Dias Gomes para o teatro.

Os Saltimbancos Trapalhões – O musical
O musical com Renato Aragão tem a estreia mais próxima: 26 de setembro. É o único destes três espetáculos estrelado pelo mesmo ator que brilhou na frente das câmeras. O intérprete de Didi, de 79 anos, vai ter sua primeira vez nos palcos. A gente está trazendo esse ídolo para o palco. Ele nunca fez teatro ao vivo, comemora o diretor Cláudio Botelho. Dedé Santana e a filha de Renato, Lívian Aragão, também estão no elenco.

Chacrinha – Velho guerreiro
Com roteiro de Pedro Bial e estreia em direção de musicais de Andrucha Waddington, Chacrinha – Velho Guerreiro será lançado no Rio em 14 de novembro. A previsão é de quatro meses de temporada carioca e, em seguida, o mesmo tempo em São Paulo.
A história será contada com dois atores principais. O mais jovem vai encarnar a história pessoal das origens de Abelardo Barbosa. A buzina do Chacrinha, por exemplo, veio da infância pobre do Abelardo. Ele ajudava o pai, vendedor, a atrair clientes com essa buzininha, conta Aniela Jordan. O mais velho vai mostrar a face mais conhecida do apresentador de TV. O orçamento é de R$ 8 milhões.

Roque Santeiro – O musical
No mês passado, a Brancalyone, mesma empresa que montou Rita Lee mora ao lado, teve aprovada pelo Ministério da Cultura uma verba de R$ 2,8 milhões para a execução do musical de Roque Santeiro pela Lei Rouanet. Segundo a produtora Elza Costa, o espetáculo tem previsão de estreia para 2015. O papel principal já foi confirmado pelo ator português Ricardo Pereira.
O texto é baseado na peça escrita por Dias Gomes em 1963, de nome original O berço do herói. A peça foi montada dois anos depois e censurada pelo regime militar. Em 1975, a TV Globo começou a fazer a novela baseada no texto, mas a censura barrou novamente. Só com o fim da ditadura, em 1985, Roque Santeiro foi ao ar.

COMPATILHAR: