Muito tem se falado sobre a mudança na forma com que, hoje em dia, é possível assistir à um programa de televisão.

Em meio a tantas à disposição, “A Praça é Nossa”, talvez, seja algo a ser mais bem estudado.

No ar há 35 anos de forma ininterrupta, em se tratando de conteúdo fixo de grade, segue como o único e último de humor produzido para a TV aberta. Carlos Alberto de Nóbrega mantém a mesma essência que seu pai, Manoel de Nóbrega, criou num longínquo 1957: cenário único, uma praça, onde um frequentador assíduo interage com os mais diversos tipos que por ali transitam.

No Ibope, “A Praça” não chega, hoje, nem perto das dezenas de dois dígitos obtidos nos anos 80, 90 e no início do século 21. Não chega sequer próximo à sua própria audiência de antes da pandemia. Resultados que podem, perfeitamente, levar qualquer desavisado concluir que o programa está a caminho do esquecimento. Só que não.

Em seu canal no YouTube, “A Praça” possui 4,8 milhões de inscritos. Número superior à população de muitas cidades brasileiras. Semanalmente, após a exibição na TV às quintas-feiras, chega, em média, a 700 mil visualizações YouTube. Não ao mesmo tempo, é claro. Mas, como o acesso é individual, pode-se considerar como se fossem 700 mil domicílios assistindo ao programa.

Realmente trata-se de algo a ser melhor estudado. Aliás, usando a mesma “A Praça”, cabe a pergunta: todos esses números resultam em quê? Alguém sabe?

 

TV Tudo

 

Chamada de embarque

A delegação do SBT começa a viagem a Guayaquil, na terça-feira, para a final da Libertadores da América,

O verbo começar é propositadamente colocado. Serão 10 horas para chegar até lá.

 

Equipe escalada

Téo José, Mauro Beting, Mauro Cézar Pereira, Nadine Bastos, André Galvão e Flávio Winicki estão escalados para a transmissão de Flamengo e Athletico-PR.

A programação já tem reservadas cinco horas e meia para a realização deste trabalho.

 

Deu liga

Nesta semana os telespectadores de “Reis” ficaram surpresos com o fato de Ainoã, personagem de Francisca Queiroz, ter traído Saul (Carlo Porto) com Abner, vivido por Dudu Pelizzari. Deu liga.

Tanto que a trama deste triângulo amoroso será intensificada nos próximos episódios.

 

Saldo positivo

A passagem de Gabriel Vivan, o jovem Davi, pela quarta temporada de “Reis” teve um saldo bem positivo.

O trabalho do ator e cantor caiu nas graças do público e ele tem tudo para voltar à Record em próximos trabalhos.

 

A conferir

Já tem quem jure, de pés juntos, que Jorge Lordello é o mais novo alvo da Band.

E com ele a possibilidade de lançar um programa nos moldes do “Operação de Risco”, hoje a maior audiência da Rede TV!.

 

Sabe por quê?

Não todos, felizmente, mas a maioria dos narradores esportivos, rádio e TV, decidiu incorporar certos vícios de linguagem, que não tem nada a ver.

Por exemplo: “retomar essa bola”, “pegar essa bola”, “passar essa bola”. Por acaso tem outra bola em jogo? Essa e aquela ou é uma só?

 

E outra

Nunca ninguém deve esquecer que jogo na televisão permite ao telespectador enxergar muita coisa.

Por exemplo: quando a bola sai por cima do travessão, pela lateral, é tocada… etc. É duro evitar a redundância, mas quando há exagero, incomoda demais. E menos gritaria, por favor.

 

Vilã da vez

Toda novela do João Emanuel Carneiro que se preze tem sempre uma grande vilã. Regina Casé, como Zoé, é a da vez em “Todas as Flores”.

Só cinco capítulos até agora e já é possível perceber a que veio.

 

Em cima disso

Na Globo, muita gente não entendeu por que a Globoplay escolheu uma quarta-feira de final de Copa do Brasil para estrear “Todas as Flores”.

Agora, só resta continuar pedindo socorro para a televisão aberta. Segunda-feira que vem, o primeiro capítulo será exibido em “Tela Quente”.

 

Do limão, a limonada

A ação do TSE, proibindo a Jovem Pan de veicular determinados fatos e termos, continua no centro das discussões. É censura ou não?

O fato é que isso está reverberando de diferentes formas. A audiência da TV observou crescimento nas últimas horas.

 

Hoje em Dia

No “Hoje em Dia” desta sexta-feira, a partir das 10h, Ana Hickmann mostra a surpreendente jornada de Fernanda Fabris, de Indaiatuba, em São Paulo, para aumentar sua família no quadro “S.O.S. Mãe”. Após muitos anos tentando engravidar sem sucesso, Fernanda e seu marido Maurício decidiram adotar.

É aí que a história do casal difere de muitos outros no mesmo processo. Para que não houvesse separação entre irmãos, ela e o marido decidiram adotar quatro crianças de uma só vez: Arthur, de 6 anos, Fabrício, 9 anos, Flávia, de 12 anos, e Flávio, de 14 anos.

 

Bate – Rebate

  • Ator, apresentador, humorista e ventríloquo, Warley Santana participou das gravações do “Faustão na Band” na quarta-feira.
  • Neste domingo, HBO e HBO Max terão como destaque a exibição do último episódio da primeira temporada da série “A Casa do Dragão”.
  • A nova temporada de “The Crown”, segundo nota da Netflix, estreia no dia 5 de novembro.
  • A TV Cultura apresenta, a partir de domingo, às 16h, uma nova temporada do “Prelúdio”, programa que revela jovens talentos da música clássica…
  • … A apresentação é de Roberta Martinelli e Júlio Medaglia.
  • O músico Samuel Rosa, do Skank, e o ex-lateral do Cruzeiro, Leandro, são os convidados do “Resenha”, nesta sexta-feira, às 22h, no ESPN e no Star+.
  • Lucas Rangel e Lucas Bley são os convidados do jogo das três pistas, domingo, no “Programa Silvio Santos”…
  • … “Programa Silvio Santos” que ainda não teve a volta do seu titular…
  • … A temperatura em São Paulo subiu. Não chove e parou o frio, mas nada dele.
  • SporTV, a partir desta sexta-feira, começa a cobrir mais uma Superliga de Vôlei…
  • … São 24 equipes disputando os torneios masculino e feminino.

 

C´est fini

“Além de Nós” foi selecionado para a 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começou ontem, em formato majoritariamente presencial, com um catálogo de 223 títulos produzidos em diferentes partes do planeta.

A produção, gênero aventura, estreia em 2023 e tem no elenco Thiago Lacerda e Miguel Coelho, um dos principais nomes da Record, atualmente como Jônatas, em “Reis”.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

 

COMPATILHAR: